IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Festival com 600 cervejas em Blumenau (SC) vai mostrar como se faz a bebida

Leo Laps

Do UOL, em Blumenau (SC)

12/03/2014 06h00

Com presença de 40% das cervejarias artesanais do país e expectativa de um público de 30 mil pessoas, começa nesta quarta-feira (12), em Blumenau (SC), o 6º Festival Brasileiro da Cerveja.

Uma das atrações é a exibição ao público de uma das primeiras etapas da produção de cervejas, a chamada brassagem (cozimento do malte). A programação também inclui debates e palestras.

Até sábado (15), quem visitar o evento no Parque Vila Germânica terá cerca de 600 rótulos diferentes da bebida para escolher e degustar. São 94 expositores, 27 a mais que em 2013.

Especialista indica cervejas a experimentar no festival

A pedido do UOL, o especialista em cervejas, autor e editor do site brejas.com.br, Maurício Beltramelli, preparou uma lista com dez cervejas para provar no festival:

  • Seasons Green Cow – American India Pale Ale (RS)
  • Wäls Pilsen – Bohemian Pilsen (MG)
  • Bodebrown Cacau IPA – Chocolate Beer (PR)
  • GaudenBier Pagan – English India Pale Ale (PR)
  • Bodebrown Cara Preta – Mild Ale (PR)
  • Falke Ouro Preto – Schwarzbier (MG)
  • Bodebrown Perigosa – Imperial IPA (PR)
  • Wäls Brut – Specialty Ale (MG)
  • Backer Bravo – Cerveja maturada em barris de madeira (MG)
  • Morada Double Viena – American Amber Lager (PR)

Em 2012, 32 microcervejarias abriram no país, diz ministério

"O crescimento do evento é reflexo do segmento. Temos uma média de 30 novas cervejarias surgindo no Brasil a cada ano", diz Valmir Zanetti, um dos organizadores do festival, montado com investimento de R$ 700 mil.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registrou a abertura de 32 microcervejarias no país em 2012. Algumas delas estão no festival, inclusive participando de um concurso com 414 rótulos (o resultado sai nesta quarta mesmo).

O festival quer ampliar a divulgação para além das fronteiras do Brasil. Uma das ações para trazer fama internacional é a parceria com o Italia Beer Festival, programado para 28 a 30 de março em Milão.

"Eles vão divulgar o evento aqui e, depois, vamos para lá divulgar a sétima edição. Em 2015, pretendemos fazer o mesmo na América do Norte", afirma o secretário de turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck.

Além dessas, o visitante deve ficar atento às marcas consideradas campeãs do concurso. Serão exibidas as medalhas no alto dos estandes dos expositores

Evento ocupa o dobro do espaço neste ano

Neste ano, o evento dobra de tamanho, ocupando dois setores do Parque Vila Germânica e com dez opções gastronômicas para harmonização com as bebidas.

"Com o crescimento do público, percebemos que seria importante abrir mais espaço, mesmo sem ter dobrado o número de expositores. No sábado, vamos limitar o número de ingressos em 15 mil, para garantir o conforto dos visitantes e dos expositores", diz Stodieck.

Em dois palcos, a música terá estilos quase tão variados quanto as cervejas em exposição:  rock, soul, jazz, country, música celta e irlandesa, bossa-nova, samba de raiz, samba rock, tango e reggae - estilos escolhidos pelos próprios expositores.

SERVIÇO

6º FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA
Data: de 12 a 15 de março (quarta a sábado)
Horário: das 19h à meia-noite (de quarta a sexta). Sábado a partir das 15h
Ingresso: R$ 12,00 (com direito a um copo acrílico)
Local: Parque Vila Germânica, Rua Alberto Stein, 199 - Bairro da Velha - Blumenau/SC
Site do evento: http://www.festivaldacerveja.com/2014