IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Propaganda da Coca-cola para Copa brinca com mania de diminutivos no Brasil

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 16h34

Os brasileiros usam muitas palavras no diminutivo? Aparentemente, nossos vizinhos sul-americanos acreditam que sim, e, tirando proveito disso, a Coca-cola lançou uma campanha publicitária promovendo a Copa do Mundo no Brasil.

A série de comerciais incentiva as pessoas nos países vizinhos a acompanhar o mundial, afirmando que eles já sabem falar "Portuguesiño". Em alguns casos, "portuguesiño" é falar palavras em português, em outros, em espanhol, mas sempre no diminutivo.

A ação publicitária também inclui uma ação pelo Twitter, para incentivar as pessoas a usarem a hashtag (uma espécie de etiqueta usada em redes sociais) "#portuguesiño" durante os jogos da Copa, sorteando ingressos para os próximos jogos.

Em um dos comerciais, a marca chega a brincar com os penteados de Neymar e de Ronaldo, colocando-os em personagens que representam um paciente e um médico, respectivamente.

Em outro, o alvo da piada são as roupas de banho brasileiras. Ao comemorar um gol junto a dois amigos, um rapaz se levanta do sofá usando camiseta e uma sunga. A voz em 'off' no comercial fala "Portuguesiño, sim... Tanga brasileira, não!"