IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cachaça João Andante perde processo para Johnny Walker e vira O Andante

Garrafas de uísque Johnnie Walker e da cachaça João Andante, que passa a se chamar O Andante - Divulgação/Montagem
Garrafas de uísque Johnnie Walker e da cachaça João Andante, que passa a se chamar O Andante Imagem: Divulgação/Montagem

Do UOL, em São Paulo

20/05/2014 06h00

Os donos da cachaça mineira João Andante lançam nesta semana, durante a Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), a marca O Andante.

O novo nome vai substituir a João Andante depois de a empresa perder um processo para a gigante Diageo, holding que é dona do uísque Johnnie Walker.

Criada em 2008, a João Andante foi acusada de plágio pela Diageo, que levou o caso ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

A acusação foi baseada no fato de o nome João Andante ser uma tradução literal da marca de uísque e de o rótulo trazer o desenho de um personagem semelhante ao da Johnnie Walker.

A garrafa de uísque traz a imagem de um lorde inglês, com chapéu e bengala, caminhando.

O rótulo da João Andante tem o desenho que mistura o matuto Jeca-Tatu, um dos personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato, e o andarilho Juquinha, antigo morador que ficou famoso na Serra do Cipó. Ele caminha carregando uma trouxa de roupas nas costas.

No rótulo novo, as pernas do personagem foram cortadas.

A Diageo ganhou o processo em primeira instância, mas a empresa mineira vai entrar com recurso. Por enquanto, porém, não poderá usar o nome João Andante em novos rótulos. 

Garrafas antigas da João Andante ainda estão à venda por todo o país e a empresa estima que o estoque vai durar cerca de 60 dias. Com o antigo rótulo, o produto é vendido por R$ 76,90. As garrafas da O Andante vão chegar ao mercado custando R$ 62,90.

Uma das explicações para a diferença de preço é que a nova marca é produzida por outro fornecedor e em maior quantidade. Serão cerca de 10 mil litros por mês, ante os 4.000 litros que eram feitos da João Andante.

A Expochaça, onde a nova marca será lançada, começa nesta quinta-feira (22) e vai até domingo (25). O evento será realizado no Expominas, na capital mineira.