IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google é marca mais poderosa do mundo; Petrobras está em 60º lugar

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 06h00

O Google é a marca mais poderosa do mundo em 2014, segundo um ranking elaborado pela consultoria de marketing FutureBrand. Duas marcas brasileiras estão no ranking: Ambev (27ª) e Petrobras (60ª).

A lista reúne as cem empresas com maior valor de mercado e as classifica de acordo com a percepção de valor de suas marcas.

A percepção de valor leva em conta o que a empresa representa para o consumidor e a experiência que ele teve com ela. Para chegar a esse resultado, a FutureBrand fez uma pesquisa com mais de 3.000 consumidores de 17 países, incluindo o Brasil.

Entre as dez marcas consideradas mais fortes, cinco são do ramo de tecnologia. Além de Google, estão entre as dez mais Microsoft (no 2º lugar), Apple (4º), Intel (6º) e IBM (10º).

A pesquisa mostra que o valor de mercado de uma empresa nem sempre está diretamente relacionado ao poder da marca. O Google, por exemplo, que está no primeiro lugar do ranking de poder de marca, está no terceiro quando o assunto é valor de mercado.

A marca Walt Disney, a terceira mais poderosa do mundo segundo o ranking, é a 40ª em valor de mercado.

Conforme o relatório da consultoria, essas diferenças mostram que algumas empresas têm realizado umtrabalho melhor para aperfeiçoar a percepção de suas marcas do que outras.