IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Mantega, projeção do FMI sobre PIB do Brasil é "um pouco pessimista"

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 15h52Atualizada em 07/10/2014 17h22

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (7) que a projeção do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o crescimento da economia brasileira é "um pouco pessimista" e voltou a culpar o cenário externo pelo baixo crescimento do país.

O FMI divulgou, mais cedo, um relatório informando que rebaixou a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 1,3% para 0,3%. A previsão do Ministério da Fazenda é de 0,9%.

"Estamos observando uma recuperação moderada da economia brasileira. Tudo indica que o terceiro trimestre terá um bom crescimento", afirmou o ministro.

Segundo ele, diferentemente do que aponta o FMI, fatores externos predominam para explicar a situação atual da economia brasileira. O ministro disse esperar que "colegas de países desenvolvidos tomem medidas mais eficientes para aumentar o crescimento econômico".

O ministro disse, ainda, que parte da desaceleração da economia brasileira, que entrou em recessão técnica no primeiro semestre, se deve à falta de crédito resultante da alta de juros adotada para controlar a inflação. E previu que o país teve "um bom crescimento" no terceiro trimestre.

(Com Reuters)

Saiba o que é PIB

Veja como são feitos os cálculos do Produto Interno Bruto e quem contribui nessa conta

Entenda