IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gigante americana Budweiser critica cervejarias artesanais em comerciais

Do UOL, em São Paulo

06/02/2015 06h00

Depois de ver suas vendas em queda nos Estados Unidos, a gigante Budweiser decidiu ironizar as cervejarias artesanais.

A empresa, que vendeu 2,076 bilhões de litros no país em 2011, viu esse número cair para 1,971 bilhão em 2012 e para 1,877 bilhão em 2013, segundo dados da Beer Marketer's Insights, que coleta informações do setor.

Os números de 2013 fizeram com que, pela primeira vez, a marca fosse ultrapassada, em vendas, pelas cervejarias artesanais, que distribuíram 1,899 bilhão de litros.

Em dois comerciais, a empresa exalta o fato de ser uma grande companhia e brinca com quem prefere consumir as marcas alternativas.

Uma das propagandas foi veiculada na televisão durante o intervalo do Super Bowl, a grande final do futebol americano, no último domingo (1º).

Nele, a Budweiser se classifica como uma cerveja "orgulhosamente macro", "produzida de maneira mais difícil". A crítica às cervejas artesanais é feita por meio de frases irônicas que aparecem durante a propaganda.

"Não é fabricada para ser mimada. É fabricada para ser bebida, não dissecada. Deixem que eles bebam suas cervejas de abóbora e pêssego. Nós estaremos preparando nossa espuma dourada."

Em outro vídeo, divulgado na internet, um consumidor vai ao supermercado e escolhe um pacote do que parece ser uma cerveja artesanal para comprar.

Ele é surpreendido por um cavalo semelhante àqueles que são símbolos da Budweiser e, imediatamente, troca o pacote por um da marca.

A líder do mercado americano é a Bud Light (4,470 bilhões de litros distribuídos em 2013), que é seguida pela Coors Light (2,138 bilhões).

A Budweiser e a Bud Light pertencem à AB InBev (formada após a fusão da empresa brasileira Ambev com a belga Interbrew).

O grupo, que é dono de outras grandes marcas, como Corona e Stella Artois, acumulou mais de 11 trilhões de litros distribuídos nos Estados Unidos em 2013.