IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gasolina com 27% de etanol começa a valer a partir de 16 de março

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 18h01Atualizada em 04/03/2015 18h44

O aumento da mistura de etanol na gasolina de 25% para 27% começará a valer em 16 de março, disse nesta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga a jornalistas. A nova mistura não vale para gasolina premium.

O ministro afirmou ainda que será assinada ainda nesta quarta-feira uma resolução confirmando a nova mistura.

Esse aumento da mistura de etanol já havia sido confirmado pelo governo federal em fevereiro, após negociações com montadoras e produtores de etanol. 

A mudança era fortemente defendida pelas empresas de açúcar e etanol, como forma de aliviar a crise vivida pelo setor. O etanol anidro é um dos produtos com melhor remuneração das usinas.

O setor já foi favorecido recentemente por outra decisão do governo, de elevar impostos para a gasolina, que a Petrobras decidiu repassar integralmente aos preços nas refinarias. Com a gasolina mais cara, as usinas também podem elevar os preços do etanol hidratado, usado diretamente nos carros.

Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff já havia sancionado lei que permitiu a elevação da mistura do etanol na gasolina até o limite de 27,5%, desde que testes comprovassem a viabilidade técnica.

"Os testes não mostraram nenhum problema para o aumento da mistura para 27,5%", disse, na época, a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina.

Por outro lado, a indústria automobilística, representada pela Anfavea, vinha se mostrando contrária a uma mistura maior que os 25% atuais, argumentando que boa parte da frota ainda usa apenas gasolina no Brasil, e não estaria tecnicamente preparada.

(Com Reuters)