IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Compra da Seven Boys pela Wickbold reduz opção do consumidor, diz Proteste

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

11/08/2015 18h31

A compra da marca de pães e bisnagas Seven Boys pela também fabricante Wickbold, anunciada nesta terça-feira (11), faz do novo conglomerado a segunda maior empresa do segmento de pães do país, com 20% de participação no mercado. O valor da transação não foi revelado.

No entanto, o acordo entre as duas empresas pode reduzir a opção de escolha do consumidor nas prateleiras do supermercado, segundo  Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, órgão de defesa do consumidor.

Dolci afirma que a concorrência no mercado fica prejudicada porque as duas marcas passam a pertencer a um mesmo grupo. "Numa operação como essa, uma empresa compra um concorrente para ganhar mercado. Ela pode tanto manter como acabar com a marca que foi adquirida."

Para a coordenadora da Proteste, ainda não é possível dizer se, por causa da transação, haverá aumento nos preços dos produtos. "Só vamos perceber isso [se haverá aumento nos preços] com o tempo", diz.

A Wickbold afirma que a aquisição da Seven Boys não resultará em aumento nos preços. A empresa também ressalta que nenhuma das marcas perderá seus produtos.

"Nossa expectativa é servir melhor ambos os consumidores [das duas marcas] e ampliar nossa capacidade de atendê-los nas diferentes regiões do país", informou em nota.

A transação entre as duas empresas ainda precisa ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para, de fato, sair do papel.