Xampu para escova, batata de picanha, macarrão mole: produtos só do Brasil
Aiana Freitas
Do UOL, em São Paulo
Xampu para cabelos alisados, batata frita sabor picanha, macarrão mais macio, papel higiênico perfumado e sabonete que faz muita espuma.
Para tentar agradar ao consumidor brasileiro, que tem hábitos diferentes dos de americanos e europeus, grandes multinacionais fazem várias adaptações em seus produtos.
Nos EUA e em vários países da Europa, por exemplo, as pessoas descartam o papel higiênico usado dentro do vaso sanitário. Segundo um estudo encomendado pela multinacional americana Kimberly Clark, porém, 99% dos brasileiros descartam o papel no cesto de lixo.
Assim, a empresa desenvolveu, para o consumidor daqui, um papel que ajuda a suavizar o cheiro do cestinho, o Neve Neutra Care.
A multinacional também lançou, apenas aqui no Brasil, uma linha de lenços Kleenex para limpeza de pele. Lá fora, a marca é usada apenas em lenços comuns.
Sabonete com mais espuma e xampu pós-escova
A vaidade da mulher brasileira, aliás, já resultou em diversas outras adaptações.
O hábito da mulher brasileira de alisar os cabelos (a famosa escova progressiva), por exemplo, deu origem a xampus, condicionadores e cremes que prometem combater o ressecamento causado pelos produtos químicos. Existem produtos das marcas Seda (Unilever), Head & Shoulders e Pantene (ambas da Procter & Gamble).
Já o sabonete líquido Lux faz mais espuma na hora do banho aqui no país. A espuma abundante foi outra preferência nacional detectada pela Unilever.
Batata sabor picanha e iogurte com cálcio
As adaptações existem, também, no setor de alimentos. A marca de batatas Lay's, relançada recentemente no país pela PepsiCo, ganhou aqui um sabor exclusivo, de picanha.
Segundo Gonzalo do Pico, diretor de marketing da PepsiCo Brasil, a empresa, que vende salgadinhos de outras marcas no país, tinha notado o gosto dos brasileiros por produtos sabor carne.
"Foi deste ponto de partida que começamos a desenvolver um sabor específico de carne que agradasse o paladar do consumidor brasileiro" diz.
Também para os brasileiros, que preferem comer massas mais macias, a marca italiana Barilla lançou uma linha especial no ano passado. E a Nestlé criou uma linha com iogurtes e leite em pó Molico que tem maior concentração de cálcio, depois de constatar que os brasileiros consomem uma quantidade insuficiente do nutriente.
Pão de queijo é fundamental em lanchonetes e cafés
Lanchonetes e restaurantes estrangeiros, quando decidem se instalar no Brasil, também precisam "abrasileirar" o cardápio. Só aqui a rede McDonald's vende pão de queijo e pão na chapa, por exemplo.
Se o pão de queijo é praticamente regra para lanchonetes e cafés (é oferecido também, aqui, pela Starbucks), a caipirinha é unanimidade no cardápio nacional de restaurantes como Hooters e Outback.
Na tentativa de se aproximar mais do cliente daqui, o Outback também oferece picanha preparada no sal grosso, e a rede Hooters vende porções de pastel.