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Black Friday: consumidores reclamam de falta de produto e aumento do frete

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/11/2015 14h50Atualizada em 27/11/2015 16h26

Consumidores em busca de ofertas na Black Friday brasileira estão reclamando, por exemplo, de falta de produtos e do aumento no valor do frete.

O evento é realizado nesta sexta-feira (27) em lojas físicas e virtuais, e é inspirado em ação semelhante promovida tradicionalmente nos Estados Unidos.

No Brasil, o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br/blackfriday) montou um plantão de atendimento para receber queixas relativas à Black Friday.

Clientes que tentaram fazer compras na loja virtual KaBuM!, especializada na venda de artigos de informática e eletrônicos, postaram no site reclamações sobre falta de produtos anunciados.

No KaBuM!, as ofertas são anunciadas com uma contagem regressiva. O site informa o horário em que determinado produto vai entrar em promoção e a quantidade de itens disponíveis.

Muitos consumidores, porém, estão dizendo que tentam fazer a compra assim que a oferta é iniciada, mas não conseguem. "Quando a pessoa clica, depois de esperar um tempão até a oferta ser ativada, [o site] simplesmente diz que a oferta está esgotada... 200 produtos esgotados em cerca de um segundo", reclamou um cliente.

"Você fica feito um bobo tentando comprar um produto naquelas promoções com contagem regressiva, ansioso, chega na hora... esgotado!", disse outro.

Quase 500 reclamações contra a empresa haviam sido registradas no Reclame Aqui até as 13h desta sexta-feira.

Em nota, o KaBuM! afirma que "vários produtos foram esgotados em apenas um segundo, reflexo da quantidade de clientes interessados nas ofertas e também no volume do desconto oferecido". Diz, ainda, que está em contato com o Reclame Aqui para averiguar a procedência ou não das reclamações registradas no site. 

"Atingimos picos de acesso de 60 mil clientes simultâneos durante as Ofertas Relâmpago. A consequência é uma verdadeira competição para garantir a compra do produto com o desconto. Mesmo que disponibilizado em quantidade razoável, é gerada uma frustração e um óbvio descontentamento por parte de quem não conseguiu adquirir o item, o que é absolutamente compreensível", diz a nota.

Clientes reclamam de valor muito alto de frete

Consumidores que buscaram ofertas no site Americanas.com reclamaram do valor do frete. Alguns afirmam, ainda, que a empresa aumentou a taxa de entrega para certos produtos nos últimos dias.

"Dois dias antes, o frete do [celular] Moto X, cor bambu, era de R$ 9,99; hoje é de R$ 54,99", escreveu um consumidor. "Jogo de toalhas por R$ 107 e o frete por R$ 52. Abusivo isso!", reclamou outro.

Um cliente disse que o produto que queria comprar custava R$ 199,90 e o frete saía a R$ 79,99 para "entrega econômica". "Econômica onde?", questionou.

A reportagem entrou em contato com o site Americanas.com, mas a empresa disse que não comentaria o assunto. Até as 13h desta sexta, mais de 200 pessoas haviam registrado queixas contra a empresa no Reclame Aqui.

Preço diferente na hora de finalizar a compra

Entre as reclamações registradas no Reclame Aqui relacionadas à Black Friday, estão também queixas sobre produtos que teriam ficado mais caros na data, dificuldade de finalização da compra e divergência de preços (o valor anunciado é um, mas aparece diferente na hora em que o cliente tenta finalizar a compra).

Esses problemas foram relatados por clientes que tentaram fazer compras em diferentes lojas virtuais participantes do evento.