Produção industrial cai em dez dos 14 locais pesquisados, aponta IBGE
A produção industrial caiu em dez dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro, ante setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional). Os dados, que consideram o ajuste sazonal, foram divulgados nesta terça-feira (8).
Na média do país, a atividade do setor recuou 0,7% no período.
As quedas mais expressivas na atividade industrial foram vistas no Pará (-6,0%), Paraná (-5,7%), Espírito Santo (-5,1%) e Amazonas (-4,9%).
Rio de Janeiro (-0,9%) e Rio Grande do Sul (-0,8%) também registraram recuos mais intensos do que a média nacional (-0,7%), enquanto Região Nordeste (-0,5%), São Paulo (-0,4%) e Minas Gerais (-0,1%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em outubro de 2015, segundo o IBGE.
Por outro lado, Bahia (2,2%) e Ceará (0,9%) mostraram os avanços mais elevados nesse mês. Os demais resultados positivos foram registrados por Pernambuco (0,3%) e Santa Catarina (0,2%).
Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice trimestral para o total da indústria nacional apontou queda de 1%, no trimestre encerrado em outubro de 2015 frente ao nível do mês anterior, e manteve a trajetória de queda iniciada em outubro de 2014, de acordo com o IBGE.
Produção cai na comparação anual
Nos demais tipos de comparação, o IBGE também avalia o desempenho do Estado do Mato Grosso, analisando, portanto, 15 locais no total.
Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial mostrou redução de 11,2%, em outubro de 2015, com 13 dos 15 locais pesquisados apontando resultados negativos.
Segundo o IBGE, outubro de 2015 teve dois dias úteis a menos do que outubro de 2014. Nesse mês, o recuo mais intenso foi registrado por Amazonas (-20,6%).
No indicador acumulado para o período janeiro-outubro de 2015, frente a igual período do ano anterior, a redução na produção nacional alcançou 12 dos 15 locais pesquisados, com seis recuando com intensidade superior à média nacional (-7,8%): Amazonas (-15,1%), Rio Grande do Sul (-11,8%), São Paulo (-10,5%), Ceará (-9,4%), Paraná (-8,5%) e Santa Catarina (-8,0%).
No acumulado nos últimos doze meses, o recuo é de 7,2% em outubro de 2015 para o total da indústria nacional. A perda é a mais intensa desde novembro de 2009, quando houve queda de 9,4%. Em termos regionais, 12 dos 15 locais pesquisados mostraram taxas negativas no acumulado, de acordo com o IBGE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.