IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estrela critica leis, imposto e programa social e estuda ir para o Paraguai

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2015 17h43

Uma das mais tradicionais indústrias de brinquedos do Brasil, a Estrela estuda abrir fábricas no Paraguai. O objetivo, segundo o presidente da empresa, Carlos Tilkian, é fugir dos impostos e das leis trabahistas do Brasil, que, segundo ele, aumentam o custo de produção.

Ele critica o foco nos programas sociais aqui e elogia o fato de o Paraguai ter um presidente empresário.

"No Brasil, entendemos que o desenvolvimento das classes mais baixas deve ser por programas sociais, e não por geração de emprego. O atual presidente do Paraguai [Horacio Cartes] é um empresário. Ele entende a importância e a valorização de um emprego, diferentemente do que ocorre no Brasil."

Sobre impostos, ele diz que a possível volta da CPMF vai comprometer as empresas. "No Brasil, nos últimos anos, acostumamos a resolver nossos problemas aumentando impostos. Qual é a grande solução que está sendo dada para todos os problemas do Brasil? A volta da CPMF. A CPMF vai punir a produção e aumentar o custo das empresas."

Economia crescendo

Entre os atrativos do país vizinho, está uma previsão de crescimento de 3% na economia neste ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), ante uma queda prevista de 3% no PIB brasileiro.

Além disso, segundo Tilkian, o Paraguai tem outras vantagens, como baixo custo de energia e de mão de obra.

Uma lei local prevê, ainda, isenção de impostos de importação de máquinas e matéria-prima para produtos destinados a exportação. A empresa precisa pagar um tributo de 1% sobre o faturamento obtido com a exportação.

Atualmente, a Estrela possui fábricas em Itapira (SP), Três Pontas (MG) e Ribeirópolis (SE). Recentemente, Tilkian decidiu fechar o capital da empresa, uma das mais antigas da Bolsa brasileira. O processo está sob análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o executivo não comenta o assunto.

'Made in Paraguai'

A fama que costumava rondar os produtos "Made in Paraguai", de falsificação e pouca qualidade, diz Tilkian, não é mais um problema. Ele compara o país vizinho à China, que também já foi sinônimo de cópia e de produto de baixa qualidade (e de onde a Estrela hoje importa matéria-prima e brinquedos prontos).

"Hoje, existem empresas de mão de obra intensiva que estão quase sendo expulsas do sul da China, porque lá existe uma área de tecnologia de primeiro mundo.  Existe uma imagem de Paraguai ainda atrelada a algumas ações de falta de controle e de contrabando, mas esse projeto industrial que eles querem vender é absolutamente legal e formal."

País atrai outras empresas

O movimento rumo ao Paraguai tem sido seguido por outras empresas brasileiras. Em 2014, outra fabricante de brinquedos, a Homeplay, deixou Atibaia, no interior paulista, e instalou sua fábrica lá. A reportagem não conseguiu contato com a empresa.

"Muitas empresas manifestaram o interesse de estudar nossas propostas", diz Sebastian Bogado, adido comercial do Paraguai. Funcionário do Ministério da Indústria e Comércio no Paraguai, ele tem convidado empresários brasileiros a participar de missões para conhecer o país vizinho.

Segundo Bogado, o custo da energia elétrica no Paraguai chega a ser 80% menor do que no Brasil. Isso chama a atenção de indústrias que têm muito maquinário, como as de brinquedo.

"Além disso, apesar de o salário mínimo lá ser maior do que o daqui, os encargos trabalhistas são mais baixos. Eles são de 30% a 35% do salário, enquanto que em São Paulo, por exemplo, ficam entre 100% e 105%", afirma.

Empresários dos setores têxtil e de autopeças também têm participado das missões lideradas por Bogado.

Brasil perde empregos

Pedro Costa Júnior, professor de relações internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco e especialista em América Latina, diz que o movimento é semelhante ao que tem ocorrido na fronteira entre México e Estados Unidos.

"Muitas empresas produzem no México porque usam mão de obra mais barata, porque o país tem leis ambientais mais flexíveis do que as dos Estados Unidos e, sobretudo, por causa de isenções fiscais", diz.

Para ele, ir para o Paraguai realmente traz benefícios econômicos para empresas brasileiras. "Elas vão conseguir ter uma margem de lucro maior. Mas há o outro lado, o do emprego que deixa de ser gerado aqui no Brasil. A empresa poderia estar pagando imposto aqui dentro, o que traria um benefício social coletivo", diz.