IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Salário está menor? Confira quais descontos podem ser feitos pelo patrão

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 15h40

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem um artigo que diz que o empregador é vetado de efetuar qualquer desconto nos salários dos trabalhadores. Porém, há diversas exceções para essa regra na própria legislação.

O UOL conversou com os advogados trabalhistas Alan Balaban e Maurício Corrêa da Veiga para listar quais descontos o trabalhador pode ter no final do mês. Confira:

Impostos e contribuições

Os descontos mais conhecidos pelos trabalhadores são o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária. Nos dois casos, a redução varia conforme o salário.

A contribuição sindical também é obrigatória e corresponde à remuneração de um dia de trabalho. O desconto é feito diretamente na folha de pagamento e no mês de março.

Indisciplina do trabalhador

Desconto de salário - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Faltas injustificadas
Se o trabalhador falta ao trabalho e não apresenta nenhuma justificativa para a empresa, ele pode ter o dia descontado.

Atrasos
O empregado pode ter descontos por chegar atrasado ou não cumprir a carga horária estabelecida no contrato de trabalho.

Indisciplina do trabalhador
Se o trabalhador quebra alguma regra ou política da empresa, ele pode ser suspenso. O patrão pode descontar os dias desse afastamento.

Dano causado pelo trabalhador

A CLT diz que em caso de dano causado pelo empregado, como a quebra de um equipamento, por exemplo, o desconto é permitido, desde que isso esteja no contrato de trabalho ou que o trabalhador tenha feito de propósito.

“Se foi sem querer, não pode haver descontos”, afirma Balaban.

Descontos autorizados

Há ainda os descontos que o trabalhador permite que haja no salário, como planos de saúde e odontológico, seguro de vida, previdência privada e crédito consignado, por exemplo. Nesses casos, o trabalhador precisa assinar termos que permitem o desconto.

No caso do vale-transporte, o benefício é obrigatório e o desconto pode chegar a 6% da remuneração. Já os vales refeição e alimentação são previstos em acordos coletivos e lá são definidos os valores e os descontos.

Pensão alimentícia

No caso da pensão alimentícia, é preciso ter uma decisão judicial exigindo que o desconto seja feito diretamente da folha de pagamento.