IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reforma da Previdência é 1º passo para liberdade econômica, diz Bolsonaro

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

06/05/2019 16h51

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou hoje que as alternativas à aprovação da reforma da Previdência não são viáveis e trariam mais problemas para o país. Segundo ele, a reforma é o primeiro grande passo para liberdade econômica. As afirmações foram feitas após Bolsonaro fazer uma visita ao Ministério da Economia e se reunir com o ministro Paulo Guedes.

"A alternativa, se o Brasil continuar tendo déficit, é imprimir moeda, não é Paulo Guedes? Acho que se imprimir moeda você sabe o que vem atrás. Vem inflação. Outra é conseguir empréstimos aí fora. Será que querem emprestar para nós? E a que taxa juros? Não temos uma alternativa. A reforma da Previdência é o primeiro grande passo para conseguirmos a nossa liberdade econômica", disse.

Após o encontro, Guedes afirmou que com a aprovação da reforma Previdência, o Brasil retomará a trajetória de crescimento sustentado. A afirmação ocorreu após a projeção dos economistas para o PIB (Produto Interno Bruto), contida no boletim Focus do Banco Central, cair para 1,49%. Foi a 10ª queda consecutiva.

"O Brasil é prisioneiro de uma armadilha de baixo crescimento e vamos escapar disso com as reformas. A reforma da Previdência abre um horizonte de 10 a 15 anos de recuperação do crescimento. Na mesma ordem dispara as zonas de investimento interno, atrai também os investimentos externos. Nós vamos começar a simplificar e reduzir os impostos", disse.

Guedes também estimou que o Brasil voltará a trajetória de crescimento já em julho, com o andamento da reforma da Previdência. O ministro também prometeu descentralizar recursos e aumentar os repasses para estados e municípios.

"Vamos fazer a descentralização para recursos para estados e municípios e o Brasil, de julho em diante, já está crescendo de novo", disse.