IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo estuda desbloqueio adicional do orçamento de R$ 8,3 bi, diz Waldery

Ilton Rogerio/iStockphoto
Imagem: Ilton Rogerio/iStockphoto

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

20/09/2019 15h51Atualizada em 20/09/2019 17h16

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, afirmou hoje que o governo poderá fazer uma nova roda de desbloqueio orçamentário até novembro. Segundo ele, será possível liberar R$ 8,3 bilhões do orçamento após a realização dos leilões da 16ª Rodada de Licitações de blocos petróleo e da 6ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção.

O secretário declarou que, se o governo não fosse cauteloso, já poderia considerar esses recursos e fazer uma liberação maior de recursos. Entretanto, ele disse que uma eventual liberação desses recursos só ocorrerá após a realização dos leilões, marcados para outubro e novembro.

Rodrigues declarou que a divulgação do próximo Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, em que ocorre o bloqueio ou o desbloqueio de recursos do orçamento ocorrerá em 22 de novembro. Entretanto, ele disse que um descongelamento extraordinário poderá ocorrer antes disso.

"Se fossemos um pouco menos cautelosos poderíamos ter desbloqueado mais alguns bilhões de reais. Mas com a realização dos leilões poderemos fazer uma nova rodada de descontingenciamento", disse.