IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Procon pede explicação à Gol sobre família tirada de voo por doença de pele

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/02/2020 10h57

O Procon-SP notificou a companhia aérea Gol sobre o caso de uma família que foi retirada de um voo da empresa em Aracaju, no dia 26 de janeiro, devido a uma doença de pele rara.

O órgão de defesa do consumidor deu prazo de 72 horas (contados a partir de hoje) para a Gol se posicionar sobre o incidente. Após essa etapa, o Procon pode multar ou não a empresa.

O Procon pede que a Gol esclareça de que forma atuou no caso. Segundo a denúncia da família, a empresa os retirou do voo porque comissários disseram que a menina de dois anos que viajaria para São Paulo com os pais e o avô tinha uma doença contagiosa.

Porém, de acordo com a família, a menina tem ictiose, uma doença genética caracterizada pelo intenso ressecamento e descamação da pele. Os pais disseram que durante a discussão no voo chegaram a apresentar um laudo que atestava a doença, mas foram retirados mesmo assim.

Gol diz que prestará esclarecimentos

Procurada pela reportagem do UOL para comentar a notificação do Procon, a Gol disse que prestará os esclarecimentos devidos ao órgão.

Sobre o incidente, a empresa informou que a família foi retirada do voo por não apresentar atestado médico informando sobre a doença, como é recomendado pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreo) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

"A companhia ofereceu todo o suporte necessário, como transporte de ida e volta até um hospital local, para que a família pudesse pegar um atestado liberando a menor para viagem e esclarecendo sobre o diagnóstico da doença, deixando claro que não se tratava de uma enfermidade contagiosa, de acordo com documentos e recomendações da Anvisa. Após todos os esclarecimentos, a família seguiu viagem para São Paulo", disse a Gol, em nota.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas