IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas caem por ameaça norte-coreana e decepção com Apple

24/01/2013 07h51

TÓQUIO, 24 Jan (Reuters) - As ações asiáticas caíram nesta quinta-feira devido às ameaças de teste nuclear da Coreia do Norte e por resultados abaixo do que o esperado para a Apple. Essas notícias acabaram por ofuscar dados positivos da produção industrial chinesa.

"Os mercados vêem uma tendência de recuperação econômica global mas não há consenso sobre a força do crescimento, o que afeta diversos mercados. As ações têm sido claramente beneficiadas pelas condições monetárias acomodativas", disse o diretor-gerente do Market Strategy Institute, Hoichiro Kamei.

O índice MSCI de ações asiáticas, excluindo as do Japão, registra queda de 0,33 por cento às 7h37.

Uma forte queda nas ações de fornecedores da Apple, como a LG Display e a Hon Hai, arrastaram as ações sul-coreanas para uma queda de 0,80 e a bolsa de Taiwan a um recuo de 0,62 por cento.

As ações chinesas perderam fortes ganhos iniciais, pesando sobre as de Hong Kong, após a Coreia do Norte anunciar que realizaria um teste nuclear, que teria como alvo os Estados Unidos.

Contrariando a tendência, as ações australianas subiram 0,47 por cento, atingindo uma nova máxima de 21 meses, revertendo perdas anteriores após a divulgação de dados da China, principal mercado de exportação australiano.

Os dados também ajudaram a puxar o índice japonês Nikkei a uma alta de 1,28 por cento, na medida em que empresas com exposição à economia chinesa lideraram os ganhos.

O mercado recuou 0,15 por cento em Hong Kong e a bolsa de Xangai perdeu 0,79 por cento. A bolsa de Cingapura avançou 0,53 por cento.

(Por Chikako Mogi)