IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas se recuperam, mas sentimento ainda é frágil

14/06/2013 07h56

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 14 Jun (Reuters) - As ações asiáticas se recuperaram de mínimas em vários meses nesta sexta-feira, à medida que dados econômicos otimistas dos Estados Unidos apaziguaram temores depois de grandes vendas nos mercados, mas investidores continuavam ansiosos antes da próxima reunião de política monetária do Federal Reserve, banco central norte-americano.

Os dados aparentemente trouxeram alívio temporário para os mercados, que têm sido abalados por incertezas sobre se o Fed irá diminuir seu estímulo neste ano. O enorme esquema de compra de títulos do banco central dos EUA tem sido a maior fonte dos ralis em ativos de risco.

Analistas acreditam que os mercados continuarão tensos até a próxima reunião do Fed em 18 e 19 de junho.

"O sentimento melhorou depois de dados econômicos dos Estados Unidos acima das expectativas, mas a cautela ainda domina o mercado antes da reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) na semana que vem", afirmou o analista de mercado do IBK Securities Kim Soon-young sobre as ações sul-coreanas.

Às 7h53 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,55 por cento, mas caminhava para uma perda semanal de 1,4 por cento. O índice chegou a cair mais de 2 por cento, para o menor nível desde setembro na quinta-feira e fechou em queda de 1,3 por cento --a maior queda diária em três semanas.

No Japão, o mercado acionário teve outra sessão volátil e o índice Nikkei fechou em alta de 1,94 por cento, depois de ter subido mais de 3 por cento mais cedo.

O índice de Seul encerrou em alta de 0,35 por cento, o mercado avançou 0,39 por cento em Hong Kong, a bolsa de Taiwan caiu 0,18 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,64 por cento. Cingapura subiu 0,98 por cento e Sydney fechou com valorização de 2,04 por cento.

(Reportagem adicional de Jungyoun Park em Seul)