IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expansão do setor privado alemão tem ritmo mais rápido em quase 2 anos e meio--PMI

04/12/2013 08h11

BERLIM, 4 Dez (Reuters) - O setor privado da Alemanha cresceu no ritmo mais rápido em quase dois anos e meio em novembro, com alta de novas encomendas e no nível emprego, mostrou pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.

O PMI Composto final do Markit, que acompanha o crescimento nos setores industrial e de serviços, subiu para 55,4 ante 53,2 em outubro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo sétimo mês.

A leitura final ficou mais de um ponto acima da preliminar de 54,3.

"As empresas do setor privado viram a maior expansão da produção desde meados de 2011, enquanto a melhora no fluxo de novas encomendas dá sinais de que a economia alemã deve terminar o ano de forma positiva", disse o economista do Markit Tim Moore.

Os novos trabalhos aumentaram pelo quinto mês consecutivo, subindo mais que em outubro, o que as empresas atribuíram às melhores condições econômicas e à maior disposição para gastar.

O PMI que acompanha apenas o setor industrial, divulgado no início dessa semana, subiu para 52,7 ante 51,7 em outubro.

O PMI que acompanha o setor de serviços, divulgado nesta quarta-feira, subiu para 55,7 ante 52,9, superando a preliminar de 54,5.

(Reportagem de Sarah Marsh)