IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Setor de serviços dos EUA desacelera em dezembro, encomendas à indústria sobem

06/01/2014 15h07

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK, 6 Jan (Reuters) - Duas leituras do setor de serviços dos Estados Unidos mostraram desaceleração da atividade em dezembro, apontando para uma economia que continua a crescer em ritmo modesto, enquanto as encomendas à indústria avançaram em novembro.

O ritmo de crescimento no setor de serviços dos EUA desacelerou pelo segundo mês seguido em dezembro com a atividade empresarial expandindo em taxa mais lenta e com contração das novas encomendas, de acordo com o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês).

O índice do ISM caiu para 53 no mês passado ante 53,9 em novembro, caindo para a menor leitura desde junho de 2013 e ficando abaixo das expectativas de leitura de 54,5.

Separadamente, o Markit informou que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços desacelerou levemente para 55,7, ante 55,9 em novembro.

"Achamos que a economia está nos trilhos e em modo de recuperação, e não é incomum ver alguns relatórios periódicos fracos", disse o diretor de investimento da Lenox Wealth Advisors, David Carter, em Nova York. "O ISM foi um pouco fraco mas a tendência sustenta a recuperação em andamento".

Para ambas as pesquisas, uma leitura acima de 50 indica expansão. Dezembro marcou o 48º mês de crescimento no índice de serviços do ISM. Além disso, a medida de emprego do ISM avançou para 55,8, ante 52,5 em novembro.

Relatório separado do Departamento do Comércio mostrou que as novas encomendas por bens industriais se recuperaram em novembro, avançando 1,8 por cento, como era esperado.

O departamento também comunicou que as encomendas de bens duráveis, produtos manufaturados que devem durar três anos ou mais, tiveram aumento de 3,4 por cento, em vez de avanço de 3,5 por cento divulgado anteriormente. As encomendas de bens duráveis excluindo transportes tiveram crescimento de 1,2 por cento, como fora divulgado anteriormente.

(Reportagem de Ryan Vlastelica)