IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo fixa meta de primário em 1,9% do PIB em 2014 e contingencia R$44 bi

20/02/2014 11h18

BRASÍLIA, 20 Fev (Reuters) - O governo reduziu a meta de superávit primário do setor público consolidado de 2014 para 99 bilhões de reais, equivalente a 1,9 por cento do PIB, abaixo dos 2,1 por cento previstos até então, ao mesmo tempo em que determinou maior contingenciamento do Orçamento deste ano, numa tentativa de melhorar sua credibilidade.

A nova meta de primário, divulgada nesta quinta-feira pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, é exatamente o mesmo registrado ano passado, no pior resultado histórico e abaixo da meta de 2,3 por cento naquele momento.

O governo também contingenciou 44 bilhões de reais neste ano, acima dos 38 bilhões de reais feitos em 2013, mas abaixo dos cerca de 50 bilhões de reais definidos nos dois anos anteriores.

Segundo o documento divulgado pelos ministérios, o ajuste no Orçamento foi feito com "estimativas conservadoras para a receita". A previsão das receitas primárias neste ano é de 1,3 trilhão de reais.

O governo também reduziu a estimativa de crescimento do PIB a 2,5 por cento neste ano, ante 3,8 por cento, enquanto vê a inflação em 5,3 por cento, um pouco abaixo dos 5,8 por cento calculados até então.

O governo tem sido alvo de intensas críticas sobre a condução da política fiscal, com muitas manobras e pouca transparência, aumentando o risco de rebaixamento do rating brasileiro pelas agências de classificação de risco.

(Reportagem de Luciana Otoni; Texto de Patrícia Duarte; Edição de Alexandre Caverni)