IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maiores bancos do mundo ainda são grandes demais para quebrar, diz BoE

17/03/2014 12h40

Por Huw Jones

LONDRES, 17 Mar (Reuters) - Os maiores bancos do mundo ainda não podem ser desmontados com segurança, mais de cinco anos após o colapso do Lehman Brothers, disse o vice-presidente para estabilidade financeira do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.

Organismos globais de regulação progrediram na reforma das regras bancárias desde o colapso do Lehman, em setembro de 2008, disse o vice-presidente Jon Cunliffe, em conferência financeira da Chatham House. Mas a principal tarefa de acabar com os bancos grandes demais para quebrar permanece, disse ele.

Ele pediu que o Parlamento Europeu aprove uma nova lei da União Europeia que dá aos reguladores nacionais poderes para encerrar os bancos em dificuldades.

"Eu não acho que podemos dizer com confiança agora que poderíamos desmantelar um gigante global", disse Cunliffe, ex-embaixador da Grã-Bretanha para a UE, em Bruxelas.

Chefes do G20, as 20 principais economias do mundo, vão se reunir em Brisbane, Austrália, em novembro. Um acordo com novas regras para acabar com os bancos grandes demais para quebrar é talvez a prioridade regulamentar mais importante do summit, disse Cunliffe.