Demanda por voos domésticos cresce 8,2% em abril; oferta recua 1,6%
SÃO PAULO, 22 Mai (Reuters) - A demanda por voos domésticos no Brasil em abril subiu 8,2% ante um ano antes, enquanto a oferta caiu 1,6%, disse a associação de empresas aéreas Abear, nesta quinta-feira (22).
Com o resultado, a taxa de ocupação das aeronaves ficou em 79,5%, alta anual de 7,2 pontos percentuais, segundo a Abear, que considera o mercado "especialmente aquecido" neste ano.
Isso reforça avaliação de que está havendo um adiantamento dos compromissos por parte do público corporativo, tais como feiras, congressos, convenções e reuniões de negócios, diante da realização da Copa do Mundo no país.
"Esses consumidores representam cerca de três quartos dos passageiros no dia a dia (...) Acreditamos que haverá uma forte retração desse público durante a Copa do Mundo. E que eles serão substituídos parcialmente pelos torcedores e profissionais que estarão envolvidos com o evento", disse em comunicado à imprensa o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
A entidade representa as maiores companhias aéreas do país, TAM, Gol, Azul e Avianca.
Em abril, a TAM manteve liderança no mercado doméstico, com participação de 38,8%, seguida por Gol (36,4%), Azul (16,9%) e Avianca (7,9%).
Na semana passada, a Gol informou que a demanda por voos domésticos da empresa cresceu 7,9% em abril sobre um ano antes, enquanto a oferta caiu 5%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.