Minério de ferro sobe na China com compras de siderúrgicas
CINGAPURA (Reuters) - Os preços do minério de ferro no mercado à vista da China mantiveram recuperação ante a mínima de 20 meses, depois que a brusca queda nas cotações estimulou a compra por algumas siderúrgicas chinesas para recomposição de estoques, embora a oferta continue ampla.
O indicador do minério de ferro para entrega imediata na China subiu 0,3 por cento, para encerrar a 98,80 dólares por tonelada, aproximando-se do nível testado na segunda-feira, com base nos dados do Steel Index.
Na terça-feira, o minério registrou mínima de 97,50 dólares por tonelada, o menor valor desde de 13 de setembro de 2012. Na quarta-feira, subiu 1 dólar.
"Como a maior parte das siderúrgicas não cortou realmente a produção, não surpreende que elas estejam recompondo seus estoques com preços nos níveis menores", disse um operador de Xangai.
Mesmo assim, a liquidez apertada e a expectativa de que os preços possam cair ainda mais limitam as compras às necessidades de curto prazo.
"Não acredito que qualquer siderúrgica possa considerar o preço atual como um piso sólido para o minério de ferro, talvez mais perto de 90 dólares possa ser um suporte mais forte", disse o operador de Xangai.
A expectativa de que uma greve em trabalhadores portuários da Austrália no porto Hedland possa interromper a oferta também deu apoio à recuperação dos preços, que caíram quase 27 por cento neste ano.
O porto australiano Hedland movimenta cerca de um quarto dos embarques globais de minério de ferro.
(Por Manolo Serapio Jr)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.