IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kroton quer comprar Estácio em operação envolvendo apenas ações

Por Alberto Alerigi Jr.

02/06/2016 12h38

SÃO PAULO, 2 Jun (Reuters) - A Kroton, maior companhia de ensino superior privado do Brasil, anunciou nesta quinta-feira (2) que está avaliando a compra da rival Estácio Participações, operação que pode criar um grupo com 1,6 milhão de estudantes no país, com valor de mercado de cerca de R$ 22 bilhões.

Os planos da Kroton ocorrem em meio à redução das verbas federais para financiamento do ensino superior privado através do Fies e à recessão no país, que criaram dificuldades ao setor de ensino superior privado na captação e na retenção de alunos.

A Kroton informou que já contratou o Itaú BBA e o escritório de advocacia Barbosa Müssnich Aragão para assessorarem a empresa em uma eventual transação com a Estácio, que seria feita toda em ações.

Analistas do Santander Brasil acreditam que a eventual união das companhias de educação vai gerar sinergias significativas, mas trazer desafios regulatórios.

Segundo eles, as operações das duas empresas são complementares em termos geográficos, mas um dos obstáculos, além do aspecto concorrencial, é o estatuto da Estácio, que exige uma proposta em dinheiro para todas as ações.

A Estácio divulgou comunicado após o anúncio da Kroton em que afirma que "não há quaisquer entendimentos em curso pela administração da companhia com a Kroton" e que apenas ficou sabendo do interesse da rival nesta quinta-feira.

Negócio envolveria ações

Segundo a Kroton, a relação de troca de ações avaliada internamente pela companhia para o negócio seria de 0,977 papel da Kroton para cada um papel da Estácio, com base no preço médio dos últimos 30 pregões na BM&FBovespa anteriores ao anúncio.

"É importante ressaltar, no entanto, que não há negociações em curso com qualquer membro da administração da Estácio, e, tampouco, nenhum acordo celebrado ou proposta formulada entre as companhias", afirmou a Kroton em fato relevante.

Com base na relação de troca, na eventual combinação dos negócios, os acionistas da Estácio receberiam o equivalente a 15,7% da nova empresa, enquanto os da Kroton ficariam com os 84,3% do conglomerado.

A Kroton encerrou março com 1,01 milhão de alunos, enquanto a Estácio tinha base total de 588 mil estudantes.

A Kroton tem operações de ensino presencial mais concentradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, enquanto a Estácio possui campi em todos os Estados do Nordeste e em alguns da região Norte.

O interesse da Kroton em comprar a Estácio acontece após a companhia concluir a venda da operação de ensino à distância Uniasselvi, mais cedo neste ano, por R$ 1,1 bilhão, que foi determinada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como condição para aprovar a aquisição da Anhanguera Educacional pela Kroton, anunciada em 2013.

Conselho da Estácio vai se reunir

O Conselho de Administração da Estácio pretende se reunir ainda nesta semana para discutir a oferta de compra não solicitada pela Kroton, disse uma fonte com conhecimento direto do tema.

Segundo a fonte, que pediu anonimato, a oferta da Kroton de trocar 0,977 ação ordinária para cada ação Estacio não reflete "o valor intrínseco e justo das ações da Estácio." Os acionistas da Estácio foram "pegos de surpresa" com a oferta, disse a fonte.