IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed sugere que alta de juros pode acontecer em breve

22/08/2018 15h11

WASHINGTON (Reuters) - Os membros do banco central dos Estados Unidos discutiram elevar a taxa de juros em breve para conter a força econômica excessiva, mas também analisaram como as disputas comerciais globais podem prejudicar as empresas e as famílias, mostrou a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

O Fed vem aumentando os juros gradualmente desde 2015 e as autoridades monetárias agora estão preocupadas que a economia esteja tão forte que a inflação pode subir de forma persistente acima da meta de 2 por cento do banco central.

Na reunião de 31 de julho e 1º de agosto, o Fed manteve os juros, mas a discussão deixou claro que as autoridades monetárias estão considerando uma nova alta em breve. O Fed elevou a taxa duas vezes este ano.

"Muitos membros sugeriram que, se os dados recebidos continuarem a sustentar suas atuais perspectivas econômicas, será provavelmente apropriado em breve dar mais um passo na remoção da política expansionista", segundo a ata.

As autoridades monetárias observaram em geral que os gastos das famílias e empresas norte-americanas pareciam ter "uma força considerável".

As autoridades do Fed também esperam que a economia crescerá a uma taxa rápida o suficiente para pressionar para cima a inflação, que recentemente se aproximou da meta do banco central. Com a taxa de juros subindo, muitas autoridades disseram que o Fed logo teria que parar de descrever a política monetária como um estímulo à economia.

Ao mesmo tempo, as autoridades realizaram uma ampla discussão sobre os riscos das tensões comerciais para a economia. O governo do presidente norte-americano, Donald Trump, elevou as tarifas sobre as importações de vários países, incluindo a China e membros da União Europeia, provocando tarifas retaliatórias sobre as exportações dos EUA.

A discussão delineou a situação difícil em que o Fed poderia se encontrar se as disputas comerciais piorarem, com as empresas norte-americanas potencialmente precisando reduzir as contratações e os consumidores possivelmente enfrentando preços mais altos nas importações.

"Todos os participantes apontaram as disputas comerciais em curso como uma importante fonte de incerteza e riscos", segundo a ata.

A ata também deu uma indicação de que o Fed está se preparando para debater mais uma vez a melhor maneira de implementar sua política monetária. O chairman do Fed, Jerome Powell, disse que essa discussão provavelmente acontecerá "no outono (no Hemisfério Norte)", de acordo com a ata.

(Por Jason Lange)