IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

MST se reúne com governo para pedir o assentamento de 90 mil famílias

18/04/2013 15h38

Representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) se reuniram nesta quinta-feira com integrantes do governo para discutir as reivindicações do movimento. Todos os anos, o MST encaminha as demandas em abril em memória aos 19 trabalhadores rurais mortos no massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996. As demandas principais são o assentamento de 90 mil famílias e melhorias de condições em assentamentos já existentes.

Estiveram presentes na reunião, além de representantes do MST, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Carvalho disse que a negociação está apenas no início e que o ministro Vargas ficará responsável pela negociação. "O MST nos trouxe a pauta que inclui desde obtenção de terra até saúde e moradia", disse Carvalho.

No MDA serão tratados temas de assistência técnica e produção. Já assuntos como saúde e moradia serão tratados com os outros ministérios responsáveis, disse Carvalho. Nos próximos 45 dias a presidente Dilma Rousseff deve receber representantes do movimento para apresentar o projeto do governo em relação aos pedidos.