IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

SP: Haddad troca secretários das subprefeituras e do meio ambiente

18/02/2014 17h21

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), transferiu o atual secretário do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira (PV), para a Secretaria de Coordenação das Supbprefeituras. Para substituir Teixeira, o prefeito escolheu o arquiteto Wanderley Meira do Nascimento. As mudanças foram publicadas na edição do Diário Oficial do município, desta terça-feira, 18.

Será a primeira vez na gestão do PT na cidade que o partido não estará no comando das subprefeituras. Os petistas até chegaram a reivindicar o cargo. Haddad, no entanto, preferiu nomear Teixeira. O secretário ganhou a confiança do prefeito depois de sua passagem pelo pasta do Verde e do Meio Ambiente, embora tenha tido que deixar o cargo por uma liminar da Justiça. O Ministério Público afirmou que o secretário foi condenado por improbidade administrativa em 2007 e por isso não poderia ter atuação com contratos públicos. Teixeira depois recebeu autorização da Justiça para retornar ao cargo.

Também pesou a favor de sua nomeação a experiência, já que foi secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).

As trocas entram na cota pessoal de Haddad, uma vez que o PV não faz parte da base aliada na Câmara Municipal.

As 31 subprefeituras de São Paulo funcionam como uma espécie de zeladoria dos distritos municipais, o que, em tese, ajuda a aproximar a gestão dos eleitores. Cabe ao secretário de coordenação acompanhar de perto a execução de melhorias básicas nos bairros da capital paulista, como manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana e vigilância sanitária, além de atender a pedidos e reclamações