IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Poroshenko cancela viagem ao Brasil e não se reúne com Putin

13/07/2014 11h20

O presidente ucraniano Petro Poroshenko cancelou a viagem que faria ao Rio de Janeiro, onde se reuniria neste domingo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, depois da final da Copa do Mundo. O cancelamento foi motivado pelos violentos confrontos que prosseguiam neste final de semana na Ucrânia entre tropas oficiais e separatistas pró-russos.

A grave situação na Ucrânia, no leste da União Europeia, já custou a vida de 550 pessoas. Um grave incidente na fronteira neste domingo pode piorar ainda mais as relações entre Kiev e Moscou.

A Rússia advertiu a Ucrânia pela morte de um homem atingido por um morteiro em uma cidade na fronteira dos dois países. Moscou afirmou que o caso pode ter "consequências irreversíveis".

"A Rússia vê esta provocação como uma nova agressão da Ucrânia ao seu território soberano e aos seus cidadãos", afirmou o ministério das Relações Exteriores em comunicado.

"O incidente reflete uma escalada de tensão extremamente perigosa na fronteira entre Rússia e Ucrânia e pode ter consequências irreversíveis, pelas quais a Ucrânia será responsável", acrescenta o texto.

Kiev desmentiu sua responsabilidade pouco depois do disparo. "As forças ucranianas não fazem disparos contra o território da Federação Russa. Não fizemos o disparo", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa, Andrei Lisenko.

De acordo com agências internacionais, serviços médicos da região informam que pelo menos 14 soldados morreram nas últimas 24 horas em Donetsk e Marinka, duas localidades controladas pelos rebeldes.

A prefeitura de Lugansk informou que mais seis habitantes morreram na cidade, reduto dos insurgentes, enquanto o comando da "operação antiterrorista" do governo da Ucrânia citou três militares mortos e outros três feridos no domingo pela manhã.

O exército ucraniano, que cerca Donetsk, chegou na semana passada a cerca de 20 km da cidade, e garante ter provocado "duras perdas" aos insurgentes com bombardeios aéreos tanto na cidade como na localidade de Lugansk.

Diante dessa situação o presidente ucraniano Petro Poroshenko considerou "impossível" assistir à final da Copa.

No sábado, as autoridades brasileiras afirmaram que Poroshenko viajaria ao país, mas horas depois a presidência ucraniana anunciou que "considerada a situação que impera hoje na Ucrânia, o chefe de Estado considera que é impossível para ele assistir a final do Mundial".

Dessa forma, um encontro com o presidente russo Vladimir Putin fica afastado, em um momento em que a Ucrânia acusa Moscou de desempenhar um papel-chave na rebelião pró-russa.

De qualquer forma, a crise na Ucrânia será tratada no Rio, já que Putin deve ter um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, muito engajada nos esforços internacionais para encontrar uma solução política para o conflito.