IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Furnas busca parceiros para disputar leilão da hidrelétrica do Tapajós

28/07/2014 14h50

Furnas, braço operacional da Eletrobras na região Sudeste, abriu chamada pública para a formação de parceria para disputar o leilão da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, de cerca de 8 mil megawatts (MW) de capacidade instalada, no Pará. De acordo com a estatal, os interessados deverão fazer a inscrição até 15 de agosto.

Há duas semanas, Furnas também assinou acordo de cooperação com a chinesa Three Gorges para estudar a viabilidade da implantação da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. Embora a estatal não detalhe o acordo, a parceria sinaliza a possibilidade de as duas empresas formarem consórcio para disputar o leilão da hidrelétrica, previsto para ocorrer em 2014 e 2015.

Furnas não integra a equipe da Eletrobras que participa do grupo de estudos socioambientais e técnicos do empreendimento. A participação da Eletrobras no grupo é representada pela própria holding (líder do consórcio) e a subsidiária Eletronorte, braço da estatal no Pará. Os demais sócios são Cemig, Copel, GDF-Suez, EDF, Endesa, Neoenergia e Camargo Corrêa.