IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fenabrave: Vendas de veículos recuam 7,1% ao ano em outubro

03/11/2014 18h41

Levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos, mostra que as vendas do setor em outubro conseguiram superar a barreira das 300 mil unidades - o que não acontecia desde janeiro. O dado mostra que as vendas de veículos deram continuidade à reação, ainda que tímida, iniciada em setembro e reduziram levemente a queda do mercado no acumulado do ano, indicando que as montadoras finalmente começam a sair do "fundo do poço".

Porém, quando se compara com o desempenho de um ano atrás, o mercado continuou no vermelho em outubro. No total, 306,9 mil veículos foram licenciados no mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Isso representa uma queda de 7,1% na comparação com outubro de 2013, quando foram emplacadas 330,2 mil unidades.

Em relação a setembro, as vendas subiram 3,6%, refletindo também o aquecimento sazonal do mercado no último trimestre do ano, que se soma a medidas do governo para liberar crédito à compra de automóveis.

O crescimento poderia ter sido maior não fosse a interrupção de licenciamentos em diversos mercados no último dia de outubro em virtude do feriado do funcionalismo público ? transferido de terça para sexta-feira em grande parte das repartições públicas, incluindo em São Paulo, onde está o maior consumo de carros do país.

A queda do mercado no acumulado do ano, que estava em 9,1% em setembro, recuou para 8,9%, num sinal de que a indústria automobilística nacional conseguiu, ao menos, estancar a crise.

Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, outubro fechou com 291,4 mil unidades vendidas, queda de 7% na comparação anual, mas 3,2% acima de setembro.

Se excluído da conta de dias úteis o feriado dos servidores públicos na sexta-feira ? cujos registros só vão aparecer nas estatísticas de novembro ?, o mercado girou uma média diária de 13,2 mil carros em outubro, voltando a superar a barreira das 13 mil unidades após quatro meses.

A Fiat liderou o ranking das marcas no mês passado, respondendo por 20,6% do total de carros vendidos. Na sequência, a General Motors (GM), por mais um mês ficou à frente da Volkswagen na briga pela segunda colocação. Enquanto a marca americana teve 17,7% das vendas de outubro, a Volks ficou com 16,9%.

O levantamento da Fenabrave mostra ainda que o segmento de caminhões também esboçou reação em outubro, com crescimento de 8,8% ante setembro, somando 12,3 mil unidades licenciadas. Na comparação com mesmo mês de 2013, contudo, as vendas desses veículos pesados caíram 9,1%.

Já os licenciamentos de ônibus, de 3,2 mil unidades, cederam 0,5% na comparação anual, mas avançaram 26,7% em relação a setembro.