IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ação da Portugal Telecom SGPS cai 11% em Lisboa

19/01/2015 15h04

As ações da Portugal Telecom SGPS ? holding com participação de 25,6% na Oi ? caem 11% na bolsa de Lisboa, cotadas a 0,57 euro, um novo mínimo histórico. Apenas em janeiro, a desvalorização é de quase 33%.

O desempenho negativo da portuguesa reflete a queda de 5,3% da ação preferencial da Oi na BM&FBovespa na sexta-feira. No ano, o papel da operadora brasileira acumula perda de mais de 42%.

Esta semana é decisiva para a PT SGPS e para a Oi. Depois de suspensa por dez dias, a assembleia de acionistas para votar a venda da PT Portugal à francesa Altice ocorre na quinta-feira, dia 22. A Oi tem pressa em fechar o negócio pois precisa do dinheiro para participar da consolidação no mercado brasileiro.

Na sexta-feira, ganhou força a possibilidade de uma reversão da fusão entre a PT Portugal e a Oi, realizada em maio de 2014, após pareceres jurídicos afirmarem que a venda dos ativos em Portugal seria uma quebra de contrato por parte da Oi. A brasileira ressalta que a fusão é "irreversível" e afirma que o negócio não representa "nenhum incumprimento dos termos da fusão, uma vez que a venda está condicionada à aprovação dos acionistas da PT SGPS".