IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MEC vai contribuir com ajuste fiscal, diz novo ministro Janine Ribeiro

06/04/2015 16h20


Em seu primeiro discurso como ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro disse que a Pasta "vai contribuir" com o ajuste fiscal atualmente em curso. De acordo com ele, o governo deve "gerar símbolos", para que suas ações sejam cada vez mais efetivas.

O ministro também afirmou que os problemas verificados em programas federais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec) serão sanados para que não se repitam.

Na esteira do ajuste fiscal, o Fies deve passar por um corte expressivo neste ano, o que tem preocupado as universidades privadas. Até agora, o programa só ofereceu financiamento para cerca de 210 mil alunos, contra mais de 700 mil em 2014.

No trecho mais político do discurso de posse, Janine afirmou que a agenda petista "é a mais complexa" dentre as que foram implementadas no país desde a redemocratização do país, em 1964.

De acordo com ele, depois do fim da ditadura militar e do controle da inflação - feitos atribuídos por ele, respectivamente, ao PMDB e ao PSDB -, a eliminação da miséria e da pobreza ainda está em andamento.