IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch retira Petrobras de revisão para possível rebaixamento

24/04/2015 15h15


A agência de classificação de risco Fitch manteve a nota de crédito de longo prazo da Petrobras em "BBB-", mas decidiu remover a estatal de sua revisão para possível rebaixamento depois da publicação do balanço auditado de 2014. A perspectiva sobre o rating, contudo, permanece negativa.

O maior risco para a saúde financeira da petrolífera foi resolvido, segundo a instituição. Com a divulgação dos resultados, não há mais a possibilidade de os credores pedirem vencimento antecipado de parte da dívida, pois as cláusulas restritivas foram respeitadas.

Além disso, a Fitch elogiou as recentes linhas de crédito e empréstimos assinados pela empresa com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Standard Chartered. Em conjunto com outros financiamentos, a liquidez da companhia - habilidade de cobrir obrigações de curto prazo - foi elevada em US$ 13 bilhões.

Para a instituição, o comprometimento de BB e Caixa mostra o grau de suporte que o governo federal, que é o controlador, pode dar à petrolífera. Esse é um dos principais fatores de manutenção do rating de "BBB-" - apenas um degrau abaixo do soberano brasileiro, de "BBB".

Por outro lado, a nota da Petrobras foi mantida em perspectiva negativa porque há muitas incertezas quanto à habilidade da companhia de conseguir desalavancar suas finanças no médio prazo, diz a agência. Um dos problemas seria o próprio escândalo investigado pela operação Lava-Jato, que pode atrasar a entrega de plataformas.