IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do comércio recua em maio, mas expectativas melhoram

28/05/2015 09h46


A confiança do comércio diminuiu em maio, registrando o terceiro pior resultado da série histórica da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice que mede esse sentimento ficou em 92 pontos, baixa de 0,3% ante abril.

Para a FGV, o resultado confirma certa estabilização do índice no segundo trimestre, após queda de 15,3% entre dezembro e março.

"A combinação de resultados da Sondagem do Comércio de maio sugere que o setor vem avaliando de forma extremamente desfavorável o nível de atividade do segundo trimestre de 2015, mas começa a vislumbrar, gradualmente, alguma perspectiva de melhora no ambiente de negócios ao longo dos próximos meses", afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/Ibre.

O Índice da Situação Atual recuou pelo quarto mês consecutivo (-7,9%), ficando em 61,8 pontos, o mínimo histórico da série iniciada em março de 2010. O Índice de Expectativas, por sua vez, subiu 4,1%, influenciado pela alta do indicador que mede o grau de otimismo dos empresários em relação à evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes, que avançou 4,5% em relação ao mês anterior.

A sondagem do comércio em maio coletou informações de 1.217 empresas entre os dias 4 e 25 deste mês.