IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Magazine Luiza prepara mudança em manual de governança corporativa

14/07/2015 18h36


A varejista de bens de consumo duráveis Magazine Luiza contratou consultoria do professor José Paschoal Rossetti para readequar seu manual de governança corporativa, com resultados esperados para serem apresentados em até 18 meses, informou a diretora adjunta de relações com investidores (RI) da companhia, Daniela Bretthauer, durante evento em São Paulo.

Segundo a diretora, trata-se de mais uma etapa no aperfeiçoamento dos mecanismos de governança da varejista, que começou com um conselho de administração totalmente familiar, tendo incorporado posteriormente membros independentes - quando da entrada no capital de fundos de private equity administrados pela Capital Group, em 2005 - e representação para os acionistas minoritários, após a abertura de capital em abril de 2011. Na área de varejo, Rossetti assessorou a política de governança de empresas como a Raia-Drogasil e O Boticário, cita Daniela.

A executiva conta que, diante do cenário difícil enfrentado pela empresa e pelo setor de varejo em geral, houve uma queda na demanda dos investidores pelo atendimento da área de RI da companhia. "Deu uma diminuída no interesse pelo papel, o próprio preço da ação reflete isso. Mas isso é normal, porque o varejo é um setor muito exposto ao cenário econômico. É natural que, num momento de retração econômica, investidores busquem setores mais defensivos", disse, após participar do 17º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investiores (Ibri).

O mercado prevê que a Magazine Luiza reportará queda nas vendas do segundo trimestre, seguindo a tendência de janeiro a março, devido à base de comparação desfavorável da Copa do Mundo de 2014, cenário de crédito mais restrito e baixa confiança do consumidor.