IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cortes no PAC e Minha Casa Minha Vida afetam confiança da construção

Mateus Bruxel/Folhapress
Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress

25/09/2015 09h13

A confiança dos empresários da construção civil registrou queda expressiva em setembro, por causa do corte dos investimentos no programa Minha Casa, Minha Vida e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de acordo com a sondagem mensal realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O Índice de Confiança da Construção caiu 6,5% em setembro, ficando em 65,9 pontos, a maior queda desde março, quando houve recuo de 9,1%. No acumulado anual, o recuo foi de 31%.

"Até agosto, os resultados da sondagem apontavam uma desaceleração da queda da confiança, parecendo indicar que o setor estaria mais próximo do fundo do poço. O resultado de setembro surpreendeu ao mostrar uma retração ainda mais severa na atividade corrente das empresas, e que ainda deve se refletir em indicadores como PIB e emprego", comentou, em nota, Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da Construção da FGV/Ibre.

A forte queda do índice decorreu, principalmente, do indicador que mede o estado atual dos negócios das empresas: o Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 11,2%, para 49,4 pontos, o menor nível da série histórica. Já o Índice de Expectativas cedeu 3,5%, se situando em 82,4 pontos.

A FGV apontou que o cenário atual do setor é retrato do fim do ciclo imobiliário, que foi agravado, principalmente, pelo corte de investimento que atingiu os dois principais programas governamentais.

A questão financeira é um agravante do cenário setorial. Em setembro, 47% das empresas sinalizaram que está mais difícil conseguir crédito para seus projetos no momento. Um ano atrás, esse percentual era 22,5%.

No caso das expectativas, o quesito que mais contribuiu para queda foi o que mede as perspectivas em relação à evolução da situação dos negócios para os próximos seis meses, com decréscimo de 3,5% entre agosto e setembro.

A edição de setembro de 2015 coletou informações de 721 empresas entre os dias 2 e 23 deste mês.