IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Pimentel: Acidente deve ser o maior desastre ambiental de Minas Gerais

06/11/2015 14h01


Depois de sobrevoar as áreas devastadas pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disse que o acidente deve ser o maior desastre ambiental já vivido pelo Estado.

Pimentel afirmou que ainda não tem informações precisas sobre o número de vítimas ou desaparecidos entre os moradores de áreas da zona rural de Mariana. Ele afirmou que a empresa computa "cerca de 13 desaparecidos" que estavam trabalhando na mina. Os bombeiros falavam em, pelo menos, 500 pessoas retiradas das áreas atingidas e 16 desaparecidos.

Pimentel classificou o acidente como uma "tragédia do ponto de vista ambiental". E acrescentou: "Eu acredito que é o maior desastre que nós já vimos até hoje na história de Minas".

O governador visitou famílias que perderam suas casas e que estão abrigadas num ginásio de esportes de Mariana. Segundo ele, entre esta sexta e amanhã, elas serão transferidas para quartos de hotéis que serão pagos pela Samarco

Antes da visita ao ginásio, Pimentel foi de helicóptero até os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, duas das localidades que tiveram casas, ruas, igrejas cobertas pela lama que escoou das barragens do Fundão e Santarém. A empresa mantém outras duas barragens entre Mariana e a vizinha Ouro Preto.

Pimentel disse que o governo federal colocou sua estrutura à disposição e que a prioridade agora é a localização de desaparecidos e o apoio aos desabrigados.

Vale

A Vale divulgou nota à imprensa nesta sexta-feira na qual "lamenta profundamente o grave acidente ocorrido nas barragens de rejeitos" da Samarco em Mariana e Ouro Preto e "solidariza-se com os empregados, suas famílias e as comunidades atingidas".

A Vale é acionista da Samarco, juntamente com a BHP Billiton, cada uma com 50% de participação.

"Desde o acionamento imediato do plano emergencial da Samarco, para garantir a integridade das pessoas e do meio ambiente, a Vale vem oferecendo total apoio e assistência às equipes da empresa e autoridades locais que estão trabalhando na região", diz a nota.

"Gostaríamos de expressar nossa solidariedade a todos os atingidos por este lamentável acidente. Não mediremos esforços para prestar todo o apoio necessário à Samarco e às autoridades neste triste momento para os empregados, seus familiares e as comunidades vizinhas", informa, também na nota, Murilo Ferreira, presidente da Vale.