IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do setor de serviços cai ao segundo menor nível histórico

30/11/2015 08h36


A confiança dos empresários do setor de serviços voltou a cair em novembro, após ter registrado alta em outubro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice de confiança do setor recuou 1,7% ante outubro, feitos os ajustes sazonais, e atingiu 66,9 pontos, o segundo menor nível da série iniciada em junho de 2008.

"A elevação da confiança registrada em outubro não se sustentou e o indicador para novembro trouxe uma redução, a oitava em 11 meses. O ambiente econômico marcado pelo aumento do desemprego e por pressões inflacionárias, aliado às incertezas no campo político, acaba por manter a percepção pessimista do setor sobre o rumo dos negócios, sinalizando uma nova redução no nível de atividade no último trimestre do ano", avaliou, em nota, Silvio Sales, consultor da FGV/Ibre.

A queda de confiança ocorreu em seis de 13 atividades em novembro e foi determinada pelas avaliações sobre o momento presente. O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 3,2 pontos, ante aumento de 1,6 ponto em outubro, com piora em oito atividades. Os dois componentes do ISA recuaram, com destaque para a redução em 4,1 pontos do indicador que mede o volume de Demanda atual.

O Índice de Expectativas (IE) avançou 0,9 ponto, depois de um aumento de 5,6 em outubro, uma melhora determinada pelo indicador que mede as expectativas em relação ao volume de Demanda Prevista para os próximos três meses, com aumento de 2,2 pontos.

A sondagem colheu informações de 1.977 empresas entre os dias 5 e 26 deste mês.