Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

César Alierta deixa presidência mundial da Telefónica

29/03/2016 15h16

A espanhola Telefónica informou nesta terça-feira em comunicado que César Alierta, presidente-executivo da operadora desde 2000, deixará o comando da companhia.

Alierta indicará como seu substituto José María Álvarez-Pallete, atual diretor de operações da companhia. O novo presidente deverá ser aprovado pelo conselho de administração da Telefónica em reunião marcada para 8 de abril.

O atual presidente permanecerá no conselho de administração da Telefónica, e também continuará no comando da Fundação Telefónica.

"Sob a presidência de César Alierta, a Telefónica passou de um lugar de destaque no setor das telecomunicações na Espanha e na América Latina, para se tornar líder em seus principais mercados estratégicos: Brasil, Alemanha, Espanha e América Latina", diz o comunicado.

O provável novo presidente foi indicado em 2012 por Alierta como diretor de operações, iniciando o processo de sucessão na presidência da empresa, diz o aviso ao mercado.

Anteriormente, Álvarez-Pallete foi diretor financeiro, presidente da Telefónica Internacional e presidente de Telefónica América Latina, cargo que ocupou até a sua nomeação como presidente da Telefónica Europa em 2011.

A mudança no comando do grupo espanhol acontece no mesmo período em que outra importante operadora de telefonia com presença no Brasil negocia a saída de seu presidente-executivo. A Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, confirmou na semana passada que está em negociações avançadas para a saída de Marco Patuano. O executivo está na operadora há 25 anos e é presidente desde novembro de 2013.

A saída de Patuano se dá após confrontos sobre a estratégia com a Vivendi, grupo francês que comprou participação de 24,9% na operadora italiana.