IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Doria e Alckmin reúnem secretários e anunciam medidas antigas

09/01/2017 15h56

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, João Doria, ambos do PSDB, comandaram hoje um "seminário" envolvendo todos os secretários estaduais e municipais das respectivas administrações com o objetivo declarado de promover a integração entre o Estado e a prefeitura. No fim do evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, eles listaram, em breve entrevista, algumas medidas nas áreas de habitação, educação e defesa civil, entre outras. A maioria ações que já estão em andamento no âmbito das duas administrações há meses e até anos.

Entre os itens destacados está a construção de 1.200 habitações populares na região da Luz, projeto de Parceria Público-Privada (PPP) já em andamento numa pareceria com a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) em 2013.

Outro é a intensificação da troca de informações entre centros de comando de controle para situações de emergência do Estado e do município. O tema foi objeto de uma entrevista coletiva promovida por Doria há 12 dias, um pouco antes de assumir, num evento que também envolveu autoridades do Estado e teve forte cobertura midiática.

Na área de educação, o governador e o prefeito anunciaram a adoção de calendário escolar único, compatibilizando programas pedagógicos. Doria não soube responder, porém, se a prefeitura e Estado adotarão os mesmos livros nas escolas. Informou que os detalhes serão decididos e informados posteriormente pelos secretários.

No pacote de medidas para promover a sinergia Estado-prefeitura, Doria e Alckmin listaram até a iniciativa de disponibilizar a Defensoria Pública para atendimento jurídico à população de rua. A oferta de assistência jurídica gratuita aos mais necessitados é exatamente o objetivo institucional do órgão.

Doria e Alckmin disseram que encontros desse tipo envolvendo todos os secretários estaduais e municipais serão repetidos a cada três meses. Não há informação se o governo pretende promover seminários parecidos com prefeitos e secretários de outros municípios do Estado.