IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

O que podemos aprender com as franquias estrangeiras?

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

29/04/2014 06h00

Na semana passada, mais de 450 franqueadores estiveram presentes no 1º Congresso Internacional de Franchising, promovido pela ABF e pelo Grupo Cherto. O tema mais discutido no evento, tanto por palestrantes nacionais como internacionais, foi a importância de melhorar a gestão das franquias.

A tendência para os próximos anos será uma forte lição de casa no que diz respeito à gestão individual de cada franquia. Tanto franqueadores quanto franqueados terão de trabalhar metas individuais e executar seus planos de ação para atingi-las.

“Uma meta só pode ser considerada uma meta se for seguida de um plano de ação para atingi-la, caso contrário, será apenas um desejo”, disse o americano Sean Tuohy, um dos maiores franqueados de alimentação dos USA,  dono de mais de 90 franquias.

A atenção aos indicadores de desempenho foi outro tema bastante discutido. É muito importante que o franqueado acompanhe cada número do seu negócio, desde a venda diária, passando por vendas individuais de cada produto ou serviço, preço médio, unidades vendidas e que tenha controle de todas as suas despesas diariamente.

O acompanhamento diário é fundamental para que pequenos ajustes sejam realizados pelo gestor da unidade e os impactos estejam refletidos no resultado ao final de cada mês. Aquilo que não é medido, não pode ser melhorado.

Outro ponto que tem feito a diferença nos resultados das unidades é a gestão de pessoas. Estar próximo da equipe no dia a dia, entendendo suas carências e necessiades, faz com que as pessoas se sintam engajadas no negócio e diminuam muito a rotatividade – problema tão comum nas operações de varejo.

Portanto, neste momento, olhar para dentro da própria empresa pode fazer mais diferença na melhoria dos resultados de uma unidade de varejo do que olhar para fora.

Cuidar dos clientes que já temos, da nossa equipe e acompanhar a linha de receita e despesas diariamente pode lhe trazer não só melhores resultados, mas ter uma melhor gestão da sua unidade e com isso propiciar um crescimento mais sustentável a longo prazo.