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"A vida é uma aventura ousada ou não é nada", ensina Helen Keller

Marco Roza

Colunista do UOL, em São Paulo

26/03/2014 06h00

Os que ousam cuidar do próprio destino por meio de um empreendimento, dispostos a assumir os riscos e eventuais ganhos são vistos como pessoas extremamente racionais. Que planejaram cada detalhe, anteciparam as nuances do mercado, as vontades da freguesia e o capital disponível para investir.

Nada mais distante da realidade. Em vez de nos tornarmos empreendedores, é o empreendedorismo, como uma força mitológica, que nos mobiliza a alma e nos induz, quase que espiritualmente, a nos cauterizar em nossa época.

Alguns até ganham dinheiro. Mas a imensa maioria, até mesmo os que fracassam, carregam as cicatrizes dos que não tiveram medo de lutar. Como nos ensina Helen Keller: “Evitar o perigo não é, a longo prazo, mais seguro do que se expor a ele. A vida é uma aventura ousada ou não é nada.”

Helen Keller ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como "febre cerebral", como relata a Wikipedia. Helen Keller tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista. Influenciou vidas, transformou realidades por meio do trabalho que realizou para as pessoas portadoras de deficiência.

“Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar”, nos desafia ainda hoje, como também me ensina a jovem Julia Reis, que me explica porque se tornou empreendedora. “Empreendedorismo é um poder de realização que algumas pessoas possuem, mesmo que nunca venham a ter a sua própria empresa”, diz Julia Reis.

E completa: “o sonho dos empresários é ter pessoas trabalhando em suas equipes com o mesmo drive e vontade de criar, ter sucesso e inovar.” Julia Reis se rendeu de corpo e alma à mitologia empreendedora.

Foi assim que depois de se arriscar em vários segmentos, decidiu há dois anos, se juntar a dois amigos de faculdade numa escola de cerveja, a Cervejaria Escola Sinnatrah.

E continua Julia Reis: “Temos cursos nos quais ensinamos pessoas a produzir cervejas assim como atividades voltadas para cultura cervejeira e degustação. Além disso, temos uma loja de equipamentos e insumos voltados para a bebida.”

Empolgada, me conta detalhes. “Por conta do crescimento do mercado e nosso pioneirismo na área estamos com um volume de cursos 100% maior em relação ao ano anterior e aumento de receita proporcional.”

O que levou Julia Reis e a Sinnatrah a atuar também nas áreas de consultoria para cervejarias, dar cursos fora de São Paulo e criar um e-commerce.

E profeta do próprio negócio, insiste: “A prova de que é possível sim ter sucesso em um negócio que envolva a sua paixão ou hobby, desde que exista profissionalismo, criatividade e esforço”.

Ou seja, Julia Reis confirma na prática a lição de Helen Keller: “Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar”.