Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Em outubro, tomate sobe 70% e puxa preços agropecuários de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 17h28

Em outubro, o tomate teve alta de 70,07% em São Paulo, o que contribuiu para puxar os preços agropecuários do Estado. Os dados são do IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo calculado pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria da Agricultura do Estado.

O índice fechou o mês passado com alta de 0,73%, conforme informações divulgadas há pouco. Com a alta, o IqPR passou a ter valorização de 2,16% no período de 12 meses encerrado em outubro.

O resultado de outubro foi determinado pela valorização de produtos vegetais e de origem animal. Os 14 vegetais medidos tiveram valorização média foi de 0,76%.

No grupo formado por seis produtos de origem animal, houve valorização média de 0,63%. O aumento foi puxado pelos preços maiores nos mercados de carne suína (14,99%), leite C (4,2%), leite B (3,61%) e carne bovina (2,86%).

"O fim das colheitas da safra do tomate, de meio de ano paulista, reduziu a oferta e, em resposta, acentuou os reajustes dos preços do produto", informou o IEA, em comunicado. Conforme o instituto, "para a carne suína, a redução da oferta global desde o primeiro semestre (ocasionado principalmente pelo reajuste dos custos de produção fruto dos casos de morbidade gerados pelo vírus da diarreia epidêmica suína) elevou também os preços da arroba nas granjas paulistas".

(Com Valor Econômico)