Bizarro! Conheça os aviões mais esquisitos que já existiram

Por Alexandre Saconi

Nem sempre um avião nasce sendo uma obra de arte estética. Muitas vezes, projetos com formatos bem estranhos ganham vida e se destacam. Conheça a seguir os 10 mais esquisitos que já existiram!

Getty Images/iStockphoto

Besouro Voador (Snecma C-450): Este avião francês apresentava uma asa anular incomum, semelhante a um barril com uma cabine central, sendo projetado para decolagem e pouso vertical.

U.S. Navy/Domínio Público

Disco Voador (Avro Canada VZ-9 Avrocar): Um projeto experimental durante a Guerra Fria, assemelhava-se a um disco voador, porém, devido a problemas de desempenho, o projeto foi abandonado.

USAF Museum

Dornier Aerodyne: Protótipo alemão de uma aeronave sem asas, era basicamente um motor com uma estrutura mínima, porém não avançou além da fase de protótipo.

Baier/Via Wikimedia Commons

Barril Voador (Stipa-Caproni): Modelo experimental italiano de 1932, assemelhava-se a um barril com asas, mas não teve sucesso em sua aplicação.

Via Wikimedia Commons

Balsa Aérea (ATL-98 Carvair): Uma verdadeira "balsa aérea", baseada no Douglas DC-4, transportava passageiros e veículos entre a Inglaterra e o continente europeu.

Divulgação/Richard John Goring

Monstro do Mar Cáspio (Ecranoplano classe Lun): Embora não seja um avião tradicional, esse ecranoplano foi apelidado de "Monstro do Mar Cáspio" devido ao seu tamanho e formato peculiar.

Gettyimages

Beluga (Airbus Beluga XL): O Beluga é um cargueiro de grande volume da Airbus, com duas versões, ST e XL, projetado para transportar peças entre as fábricas da empresa.

Sylvain Ramadier/Airbus

Para conhecer mais modelos bizarros de avião, acesse UOL Economia.

Gettyimages
Publicado em 04 de abril de 2024.