IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Trabalhar e estudar

Willian Douglas

18/09/2012 11h30

Independente do seu concurso não ter aberto ainda, ou ter sido adiado/ cancelado/ suspenso, ou de você estar muito no início da preparação, este mês, falaremos sobre um tema que assola muito conurseiros: conciliar trabalho e estudo.

 

Administrar o tempo a ser dedicado para cada uma das atividades é uma tarefa central na vida de quem se prepara para concursos, principalmente daqueles que já estão no mercado de trabalho, e que pode ser um diferencial na hora da aprovação.

 

No livro “Como passar em provas e concursos”, estabeleço dois pontos determinantes para uma boa administração do tempo de estudo. O primeiro é a responsabilidade; e o segundo, a flexibilidade.

 

A responsabilidade é, fundamentalmente, com os objetivos a serem alcançados. Quem se prepara para concursos e já trabalha na iniciativa privada, como profissional liberal ou em uma área do serviço público diferente da que almeja, o faz para, em geral, ao conseguir a aprovação, ter uma situação financeira mais confortável, poder auxiliar a família e ter mais tempo para realizar as atividades que gosta.

 

Desse modo, o estudo é o caminho para se alcançar o objetivo e, para trilhá-lo, é preciso dedicação, compromisso, esforço e flexibilidade.

 

A flexibilidade é a capacidade do concurseiro de lidar com contratempos e adversidades que podem surgir e atrapalhar seus estudos, são exemplos: uma carga de trabalho elevada, um patrão muito exigente, excesso de atividades, falta de tempo etc.

 

Para contornar esses problemas, o primeiro passo é planejar bem seus horários separando tempo para o estudo, tempo para a família, tempo para o trabalho e tempo para o descanso.

 

Como muitos sabem e muitos livros ensinam, existe um sem-fim de técnicas de estudo, dentre as quais ao menos uma vai se encaixar em seu perfil e ser ideal para a distribuição de sua carga horária, mas, mais importante que ter uma boa técnica é saber aproveitar as oportunidades e os “tempos livres” para ler e rever a matéria.

 

Seja o tempo de deslocamento casa-trabalho-casa, da fila do banco ou das atividades diárias (lavar louça, passar roupa) é sempre possível estudar nos intervalos das atividades, mesmo que apenas mentalmente.

 

Quando no trabalho, no entanto, o concurseiro deve dedicar-se integralmente. À medida que otimizar o tempo do seu trabalho as atividades não irão se acumular e você não ficará pensando em trabalho durante o estudo.

 

Lembre-se: ambientes organizados, metas claras, pré-disposição para render o máximo no horário de trabalho são alguns fatores que caracterizam um profissional pró-ativo e producente, eficaz e eficiente. Basta vontade, treino e persistência.

 

Foque no que pode te trazer bons resultados, que você também verá bons resultados nos estudos.