Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Qual o tamanho que sua mala de mão deve ter para viajar em qualquer aérea?

Como forma de evitar o pagamento para despachar uma mala durante as viagens de avião, os passageiros têm optado por levar apenas a bagagem de mão. Alguns, no entanto, exageram no tamanho da mala, excedem os padrões estabelecidos pelas companhias aéreas e são pegos de surpresa com a cobrança de uma taxa adicional no momento de entrar no avião.

Quando permitiu a cobrança para o transporte de malas no porão do avião, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aumentou também o peso da bagagem de mão que os passageiros têm direito a levar dentro da cabine. Com as novas regras, o limite da mala de mão passou de 5 kg para 10 kg.

"Em regra, a bagagem de mão pode ser acomodada na cabine do avião. No entanto, por motivos de segurança ou de capacidade da aeronave, o transportador poderá restringir o peso e o conteúdo da bagagem de mão. Nesses casos, poderá ser necessário despachar a bagagem no porão da aeronave, a fim de viabilizar a operação. Todas essas informações devem estar contidas no contrato de transporte", explica a Anac.

As empresas aéreas normalmente permitem que o passageiro leve também um item pessoal, além dos 10Kg da bagagem de mão. Esse item pode ser, por exemplo, uma bolsa ou mochila pequena, que possa ser acomodada embaixo do assento. E a orientação é que eletrônicos (celulares, notebooks, tablets etc.), objetos de valor e/ou delicados sejam levados nessa bolsa ou mochila.

Por medidas de segurança, objetos cortantes e produtos inflamáveis, explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos (salvo exceções) não podem estar nos volumes de mão.

Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

Tamanho da mala varia de acordo com a companhia

As companhias aéreas também ficaram liberadas para determinar as dimensões máximas das malas a serem transportadas na cabine de passageiros.

Para conferir se o tamanho da bagagem está dentro das regras, algumas companhias aéreas criaram um compartimento para medir as malas antes do embarque. Antes de embarcar no avião, o passageiro tem de colocar sua mala dentro de uma caixa. Se ela couber perfeitamente, pode entrar no avião.

Continua após a publicidade

Se a mala não entrar nessa caixa, significa que ela é maior do que o tamanho permitido e deverá ser encaminhada para o porão do avião, ficando sujeita às regras de bagagem despachada, o que pode gerar um custo adicional ao passageiro.

Os limites levam em contam as dimensões dos bagageiros internos dos aviões, então variam.

Considerando os menores requisitos para que você possa voar em qualquer companhia nacional, em voos domésticos, estas são as dimensões ideais:

  • Altura: 55 cm
  • Largura: 35 cm
  • Profundidade: 25 cm

Para evitar surpresas na hora do embarque, veja as regras detalhadas de cada companhia aérea nacional para voos domésticos.

Latam

As dimensões máximas da bagagem de mão são de 55 cm altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade. Peso máximo de 10 kg.

Continua após a publicidade

Todos os passageiros poderão levar 1 bolsa ou mochila pequena de no máximo 45 x 35 x 20 cm, que deve ir debaixo do assento da frente.

Para os passageiros que compraram bilhetes nas categorias Premium, o limite máximo é de 16 kg.

A empresa faz a verificação, e as malas que não cabem no gabarito são enviadas para o porão do avião — elas passam a entrar nas regras de bagagem despachada.

Azul

A Azul permite o embarque de apenas um volume com peso máximo de 10 kg e limite de tamanho de 115 cm, somando-se altura, largura e profundidade da mala, tanto para voos domésticos quanto internacionais. Isso, em geral, significa: 55 cm x 35 cm x 25 cm.

Você também pode levar um artigo pessoal (bolsa menor, mochila, casaco ou livro) no tamanho de 25 cm x 35 cm x 25 cm, que precisa caber embaixo do assento.

Continua após a publicidade

Se ultrapassar o peso ou o tamanho permitidos, a bagagem será despachada e poderá ter uma cobrança de taxa, dependendo da sua tarifa e do seu destino.

Gol

A bagagem de mão deve ter tamanho máximo de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade e peso de até 10 kg.

É permitido um artigo pessoal leve, de medida máxima 45 cm x 35 cm x 20 cm, que precisa caber embaixo do assento.

O tamanho das malas de mão pode ser conferido pelos funcionários da Gol no momento do check-in, nos balcões de atendimento e no portão de embarque. Caso a bagagem exceda o tamanho determinado, terá de ser despachada e o passageiro terá de comprar uma franquia de bagagem.

Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes