Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Militares rastrearão voo do Papai Noel e chegada já teve até sequestro

Neste Natal, o "voo" do Papai Noel será rastreado novamente por militares.

O que vai acontecer?

Durante a véspera do Natal, o "voo" do trenó do Papai Noel será acompanhado em tempo real. É possível seguir a trajetória em sites, aplicativos e em redes sociais (veja aqui).

É o 68º ano que isso acontece. Iniciativa é promovida pelo Norad (North American Aerospace Defense Command, ou, Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte), organização dos EUA e do Canadá responsável pela vigilância do espaço aéreo e marítimo das regiões do Alasca, Canadá e a porção continental dos EUA.

Outros sites também costumam acompanhar o voo do Papai Noel. Entre eles estão o Google e o Flightradar24.

Sala de comando do Norad, onde centenas de voluntários acompanham o voo do Papai Noel em tempo real
Sala de comando do Norad, onde centenas de voluntários acompanham o voo do Papai Noel em tempo real Imagem: Força Aérea dos EUA

O Norad rastreia o Papai Noel, mas só ele sabe a sua rota, o que significa que não podemos prever exatamente quando ele vai passar pela sua casa. No entanto, aprendemos com as experiências do passado que ele só aparece quando as crianças estão dormindo!
Norad

Até caça é utilizado

Papai Noel durante visita a base militar dos EUA em 2019
Papai Noel durante visita a base militar dos EUA em 2019 Imagem: Guarda Aérea Nacional dos EUA

Hoje, até caças são utilizados para acompanhar o voo do Papai Noel, segundo o Norad. O comando ainda usa satélites e radares para divulgar a posição onde estaria o trenó com os presentes.

Continua após a publicidade

Diversas pessoas trabalham na operação. Durante a véspera do Natal, uma equipe do Norad atende aos telefonemas de milhares de pessoas procurando saber onde o Papai Noel estaria naquele momento. O comando ainda mantém a divulgação em redes sociais, aplicativos e em seu site.

Quem tem o dispositivo Alexa, da Amazon, pode usar o comando "Alexa, abrir localizador do Papai Noel" para saber onde ele está. Enquanto a operação não começa, é possível descobrir curiosidades e acessar jogos.

Como começou a tradição?

Papai Noel a bordo de caça dos EUA: Voo do bom velhinho é rastreado todos os anos por militares dos EUA e Canadá
Papai Noel a bordo de caça dos EUA: Voo do bom velhinho é rastreado todos os anos por militares dos EUA e Canadá Imagem: Norad Tracks Santa

Em 1955, uma criança ligou por engano para o Comando Aéreo de Defesa Continental, antecessor do Norad. Ela pegou o contato do Papai Noel em um anúncio de uma loja de departamentos feito em um jornal, mas que havia sido impresso com a numeração errada.

O diretor do local percebeu que se tratava de um engano, mas embarcou na brincadeira, afirmando ser o Papai Noel. Desde então, o comando informa para milhões de pessoas mundo afora a localização do Papai Noel em tempo real.

Continua após a publicidade
Papai Noel a bordo de caça dos EUA: Voo do bom velhinho é rastreado todos os anos por militares dos EUA e Canadá
Papai Noel a bordo de caça dos EUA: Voo do bom velhinho é rastreado todos os anos por militares dos EUA e Canadá Imagem: Norad Tracks Santa

Sequestro, queda e tiroteio

Em outros momentos, diferentemente do que acontece na véspera do Natal, o Papai Noel pode voar de helicóptero. A prática é bem comum no Brasil poucos dias antes da data comemorativa, e já teve queda e até sequestro.

Em 2015, um homem armado vestido de Papai Noel sequestrou um piloto e roubou o helicóptero onde estavam. À época, o piloto disse que não suspeitou do homem fantasiado em novembro, já que o Natal estava próximo.

A aeronave partiu do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Mairinque (SP). Após o pouso, o piloto foi rendido e a aeronave roubada.

Em 2011, um helicóptero que levava um Papai Noel caiu em Iguaba Grande (RJ). Também estavam no voo o então deputado estadual Miguel Jeovani e mais um passageiro, além do piloto.

Continua após a publicidade

A aeronave se preparava para pousar em uma festa que acontecia em uma praça quando perdeu o controle e bateu em um brinquedo inflável instalado no local, caindo em seguida. Os três passageiros sofreram ferimentos leves, e uma criança que estava no solo foi atingida pelo helicóptero e teve lesões graves.

Em 2007, um helicóptero que ia participar de uma festa na favela Baixa do Sapateiro, no Rio de Janeiro, foi alvejado por dois tiros de fuzil. Isso aconteceu enquanto a aeronave sobrevoava a Vila do João, e o piloto decidiu voltar ao heliponto da empresa contratada para realizar o voo. Ninguém se feriu, e o Papai Noel voltou para o local de carro.

Veja a ficha técnica do trenó (segundo o Norad):

Papai Noel a bordo de caça dos EUA: Voo do bom velhinho é rastreado todos os anos por militares dos EUA e Canadá
Papai Noel a bordo de caça dos EUA: Voo do bom velhinho é rastreado todos os anos por militares dos EUA e Canadá Imagem: Norad Tracks Santa

Projeto: K. Kringle & Elfos Ltda.
Comprimento: 75 pirulitos (ou 150 brigadeiros)
Largura: 40 pirulitos (ou 80 brigadeiros)
Altura: 55 pirulitos (ou 110 brigadeiros)
Peso na decolagem: 75 mil jujubas
Passageiros: Um (o Papai Noel , pesando 118 kg na decolagem e 572 kg no pouso após comer durante a noite de Natal)
Peso da carga (presentes): 60 toneladas
Peso no pouso: 80 mil jujubas (acumula gelo e neve durante o voo)
Propulsão: Nove renas (Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago)
Armamento: Chifres (usados para defesa apenas)
Velocidade de subida: Um piscar de olhos
Velocidade máxima: Mais rápido que a luz das estrelas

*As renas não estão incluídas nas dimensões do trenó

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes