Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

'Pan Pan': como alerta ajudou a socorrer piloto que passou mal em pleno voo

Declarando Pan Pan; Pan Pan; Pan Pan. Incapacitação de um dos pilotos. Solicito proa de Salvador para alternar.
Piloto do voo LA-3744, da Latam

Esta foi a mensagem de rádio de um dos pilotos da Latam aos controladores de voo na terça-feira (16). O voo LA3744 precisou ser desviado após um piloto passar mal. A aeronave seguia de Brasília para João Pessoa, mas pousou em Salvador.

O áudio chama a atenção pelo uso da expressão "Pan Pan". Ouça abaixo:

O que é 'Pan Pan'?

A mensagem de urgência "Pan Pan" é uma das maneiras de os pilotos pedirem apoio por rádio. A expressão deve ser repetida três vezes seguidas, e não deve ser confundida com a mensagem "mayday", frase de socorro usada em situações críticas em que o voo está sob risco iminente.

Mapa mostra voo LA3744 após alternar para Salvador devido a mal-estar de piloto. Voo pousou em segurança
Mapa mostra voo LA3744 após alternar para Salvador devido a mal-estar de piloto. Voo pousou em segurança Imagem: Reprodução/Flightradar24

No caso de "Pan Pan", a urgência é declarada quando ocorre alguma questão que envolva a segurança da aeronave ou de alguma pessoa a bordo. Pode ser utilizada, por exemplo:

  • Quando a aeronave se perde, mas não corre risco de queda.
  • Falha em equipamentos, tornando necessária uma mudança imediata de rota ou altitude.
  • Passageiro ou tripulante em emergência médica (como um infarto).
  • Fogo ou fumaça a bordo.
Continua após a publicidade

A origem do termo vem do francês "panne", que significa "pane", "colapso". No Brasil, seu uso é descrito em regulamentação do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à Aeronáutica que confirmou a utilização do termo no voo da Latam.

No caso em questão, o voo pousou em segurança, o tripulante foi atendido e os passageiros seguiram no mesmo voo para os seus destinos em seguida (veja a nota da companhia abaixo).

Mal-estar a bordo

"A Latam informa que o voo LA3744 (Brasília-João Pessoa) desta terça-feira (16/1) foi desviado para o aeroporto de Salvador para prestar atendimento médico a um dos membros da tripulação técnica, que teve um mal-estar a bordo. O voo pousou em completa segurança e os passageiros afetados pela situação receberam toda a assistência necessária. O mesmo voo decolou às 15h08 e pousou em João Pessoa às 16h22. A companhia ressalta que seguiu todos os protocolos previstos para esse tipo de situação e reitera que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos."

Outro caso de emergência

Em 2011, um avião que havia decolado do aeroporto de Congonhas (São Paulo) declarou emergência usando a mensagem "mayday", frase de socorro usada em situações críticas em que o voo está sob risco iminente.

Continua após a publicidade

O avião ia para o Rio, mas perdeu as informações dos painéis de voo. Sem elas, os pilotos ficavam impossibilitados de comandar a aeronave adequadamente. O controlador de voo auxiliou os pilotos a levar o avião para um pouso em segurança no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Os tripulantes recebiam as informações do controlador sobre sua altitude, velocidade e direção a todo o momento pelo rádio. Após cerca de 15 minutos, o avião pousou com sucesso, e nenhum passageiro ou tripulante se feriu.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • O voo que decolou do aeroporto de Congonhas em 2011 usou o termo "mayday" e não "pan pan". O texto foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes