Centenas de jatos deixam Las Vegas após Super Bowl. Qual famoso polui mais?
No dia 11 de fevereiro, o Kansas City Chiefs venceu o San Francisco 49ers no 58º Super Bowl. No dia seguinte à principal disputa de futebol americano do mundo, centenas de jatos executivos deixaram Las Vegas, no estado de Nevada (EUA).
A movimentação chamou atenção das redes sociais em um momento em que o impacto ambiental dos voos nos chamados jatinhos é questionado. Isso inclui trajetos que poderiam ser feitos em pouco tempo de carro.
Em 2022, um ranking mostrou quais as celebridades mais poluíam com seus jatos (veja mais abaixo). Coincidentemente, a líder do ranking, a cantora Taylor Swift, namora o jogador Travis Kelce, integrante do time que venceu a partida.
Quantos jatos estiveram lá?
Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, foram registrados 882 voos de jatos particulares para quatro aeroportos da região onde o jogo aconteceu. Os dados são da consultoria europeia WingX.
No período de seis horas após o fim do jogo, 525 jatos decolaram da região de Las Vegas, segundo dados da plataforma de rastreamento de voos Flightradar24. A quantidade impressiona, pois ainda havia voos regulares sendo feitos no mesmo período. Como comparação, o Brasil possui uma frota de cerca de 14 mil aeronaves executivas.
Um total de 81 deles fizeram voos de cerca de uma hora até a região de Los Angeles, na Califórnia. De carro, o mesmo trajeto dura cerca de quatro horas.
Em um dos voos, o avião só ficou no ar por 29 minutos. O mesmo percurso seria feito em uma hora e meia por via terrestre.
Já o voo mais longo a sair da região durou 13 horas e 20 minutos. Ele teve como destino Ishigaki, no Japão.
Logística não ajuda
Os aeroportos de Las Vegas não têm capacidade para comportar tantos aviões ao mesmo tempo. Na maioria dos casos, após deixar os viajantes no destino, eles tinham de se deslocar para aeroportos próximos para aguardar o retorno após o jogo.
Ao mesmo tempo, diversas empresas de fretamento foram acionadas para atender à demanda. A principal delas, NetJets, registrou 214 chegadas, seguida pela Flexjet, com 46 pousos na cidade do estado de Nevada.
Sistema polui
Voos curtos poluem mais na média geral. Isso se deve ao fato de que a decolagem é a fase em que se consome mais combustível, já que há necessidade de maior esforço dos motores para vencer o atrito com o solo e com o ar em baixas altitudes.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberJatos executivos consomem menos que grandes aviões, mas são menos eficientes. A emissão de gases relacionados ao efeito estufa costuma ser maior por passageiro transportado.
Quem polui mais?
Em 2022, a agência de marketing britânica Yard divulgou um ranking com as celebridades que mais poluem com o uso de jatos particulares. Os dados compreendem voos feitos entre janeiro e 19 de julho daquele ano, e são relativos à quantidade de emissões de gás carbônico (CO2):
- Taylor Swift - 2.971,50 toneladas
- Drake - 2.904,25
- Floyd Mayweather - 2.205,22 toneladas
- Jay-Z (em parceria com a Puma) - 2.107,72 toneladas
- Kim Kardashian - 1.752,51 toneladas
- A-Rod - 1.731,10 toneladas
- Steven Spielberg - 1.485,69 toneladas
- Mark Wahlberg - 1.443,27 toneladas
- Blake Shelton - 1.357,85 toneladas
- Jack Nicklaus- 1.129,66 toneladas
Os cálculos feitos pela Yard levam em conta o consumo de combustível por hora de voo de cada aeronave (algumas consomem muito mais do que outras). Também é importante dizer que, não necessariamente, as celebridades estavam presentes em cada voo.
Alguns desses voos costumam ser realizados para manutenção e, em outras situações, apenas para armazenar o avião em locais onde o aluguel de um hangar é mais barato.
Deixe seu comentário